Notícias

Representantes de 48 cidades em busca de soluções conjuntas

O tema mais debatido durante a reunião, que contou com a participação de 47 parlamentares, foi a necessidade de melhora e ampliação do transporte público de massa interligando os municípios.

Representantes de 48 cidades em busca de soluções conjuntasO 7° Encontro da Frente dos Vereadores Metropolitanos (FREVEM), realizado nessa quarta-feira (01/06), na Câmara Municipal de Belo Horizonte, debateu problemas de mobilidade urbana na Região Metropolitana (RMBH) e no Colar Metropolitano e cobrou soluções do secretário Estadual de Transporte e Obras Públicas de Minas Gerais, Carlos Melles, que fez uma exposição no encontro.

O tema mais debatido durante a reunião, que contou com a participação de 47 parlamentares, foi a necessidade de melhora e ampliação do transporte público de massa interligando os municípios.

O presidente da Câmara Municipal de Belo Horizonte, Léo Burguês de Castro (PSDB), ressaltou a importância do trabalho cooperativo entre os legislativos municipais. “Precisamos cobrar soluções conjuntas dos governos Estadual e Federal a partir dos problemas que os municípios compartilham”, disse.

“A população da RMBH é de mais de 5 milhões de pessoas. É inadmissível que algumas pessoas gastem mais de três horas para chegar ao trabalho. A Secretaria Estadual de Transporte e Obras Públicas (SETOP) estará lado a lado com a Frente dos Vereadores Metropolitanos para atender suas reivindicações e trabalhar em equipe.  Não falta vontade política de Minas para melhorar esses problemas de mobilidade.

Infelizmente, algumas obras necessitam de liberação de verbas federais”, enfatizou Carlos Melles, que prometeu criar uma comissão para analisar as demandas dos vereadores da FREVEM.

Durante o encontro, o secretário destacou a importância da criação do bilhete único entre os municípios e a ampliação do metrô. O secretário afirmou que os projetos sobre mobilidade, principalmente os que visam à Copa 2014, já foram encaminhados para o governo federal e aguardam liberação de verbas do PAC 2, que devem ser anunciadas em julho de 2011.

Luiz Rosa Júnior, vereador da Câmara Municipal de Confins, solicitou convênios junto ao Departamento de Estradas de Rodagem para unificar os sistemas de táxi intermunicipal, o que facilitaria o transporte entre as cidades. “Os taxistas de Confins, por exemplo, fazem transporte do aeroporto a Belo Horizonte, mas não podem voltar com passageiros, pois são multados pela BHTrans”, queixou.

Já para a vereadora da Câmara Municipal de Vespasiano, Adriana Lara, um dos grandes problemas é o tempo de espera por transporte público de moradores que precisam vir para a capital. “Ao contrário de Belo Horizonte, a maioria das outras cidades não possui um gestor de trânsito [como a BHTrans] o que dificulta o gerenciamento e solução das reclamações e reivindicações da população”, diz.

Outros vereadores da CMBH também participaram do encontro, entre eles: Sílvia Helena (PPS), Daniel Nepomuceno (PSB), Wagner Messias “Preto” (DEM), Bruno Miranda (PDT), Márcio Almeida (PRP), Paulo Sergio “Paulinho Motorista” (PSL),  João Oscar (PRP) e Cabo Júlio (PMDB).

FREVEM

A Frente de Vereadores Metropolitanos foi idealizada durante o seminário de abertura do Fórum Metropolitano da RMBH em 2007, promovido pela Câmara Municipal. Em dezembro de 2009, durante a II Conferência Metropolitana, a frente foi oficializada. O objetivo é buscar ações conjuntas que beneficiem os 34 municípios que compõem a RMBH e os 14 do colar metropolitano que constituem a frente parlamentar. Os temas de discussão da FREVEM são Meio Ambiente, transportes/mobilidade urbana, saúde e segurança pública.

Superintendência de Comunicação Institucional