Prefeito sanciona Lei do Jaleco, e mais nove proposições de vereadores
O prefeito alegou que os artigos “extrapolam o âmbito de competência do legislador municipal, referindo-se diretamente a matérias de iniciativa do Chefe do Executivo”, além de ”criar despesas para o município sem estimativa do impacto orçamentário-financeiro e previsão da fonte de custeio”.
Trânsito
Duas novas normas municipais irão favorecer os motoristas da cidade: a Lei 10.131, originada de proposição do vereador Silvinho Rezende (PT), autoriza o estacionamento gratuito de veículo do cliente por 10 minutos, em frente às padarias . Já a Lei 10.132, de Pablito (PTC) cria o “Programa Estacionamento Rotativo em Casa”, que permite a aquisição de talão Faixa Azul pela internet, com entrega no endereço indicado pelo comprador.
Segurança
Diante do aumento dos crimes cometidos contra clientes de estabelecimentos financeiros na capital, a Lei nº 10.128, originária de projeto de lei do ex-vereador Paulo Lamac (PT), dispõe sobre medidas de proteção dos usuários desses serviços no município.
As instituições financeiras ficam obrigadas a implantar sistema de segurança em casas lotéricas, agências de correios e qualquer outro estabelecimento contratado para prestação de serviços que envolvam movimentação de dinheiro ou a disponibilização de caixas eletrônicos. O sistema deve incluir a presença de vigilantes durante o horário de atendimento ao público e a instalação de equipamentos de captação e gravação de imagens na área externa da cabine de caixa eletrônico.
Outras leis sancionadas
Lei nº 10.133, originária de projeto de lei do vereador Ronaldo Gontijo (PPS), que cria o Programa de Promoção da Aprendizagem – PROAP.
Lei nº 10.127, originária do Projeto de Lei nº 495/09, da ex-vereadora Luzia Ferreira (PPS), que Institui o Fundo Municipal dos Direitos da Mulher.