Participantes do Projeto Câmara Mirim tomam posse na CMBH
Em seguida, o vereador passou o comando da reunião ao “colega” Matheus Patrick Ribeiro, presidente da Câmara Mirim em 2010, que parabenizou os eleitos e afirmou que deverão mudar sua visão sobre a política. O jovem destacou a participação na Câmara Mirim como oportunidade de praticar a democracia e aprender sobre os três poderes, principalmente o Legislativo.
O gerente da Escola do Legislativo Marcos Mudadu ressaltou que os cargos foram obtido pelo voto e os demais alunos têm a função de fiscalizar seus representantes para que cumpram o compromisso assumido. O coordenador do projeto, Sulavan Fornazier, disse que este ano o período de campanha foi maior e por isso os alunos estarão mais comprometidos com o parlamento.
Assista ao vídeo do evento
Outra novidade este ano, segundo Sulavan, é que os projetos votados em outubro na Câmara Mirim serão enviados em novembro para a Comissão de Participação Popular. Ele informou ainda que na 2º sessão da Câmara Mirim haverá eleição do presidente e vice. A data prevista é dia 20 de abril, que ainda poderá ser alterada.
Um dos representantes da Escola Presidente João Pessoa, Gustavo Soares, disse que quer trazer para a Câmara Mirim demandas da escola e também da comunidade.
Maioria feminina
Diferentemente do que ocorre na Câmara Municipal de Belo Horizonte, em 2011 a Câmara Mirim terá mais vereadoras mulheres do que homens.
Confira as escolas participantes e os vereadores mirins de 2011
Também compuseram a Mesa o vice-presidente da Câmara Mirim 2010, João Pedro Lemos Cardozo; o juiz do TRE-MG e diretor executivo da Escola do Judiciário, Alexandre Santiago; o secretário municipal adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, além dos vereadores de outras câmaras municipais do estado que estiveram na CMBH para participar de palestra sobre o projeto.