Oficina de teatro prepara participantes para discussões políticas
Cerca de 50 estudantes de ensino médio participaram de oficina de teatro nesta quinta-feira (26/05), na PUC Coração Eucarístico, na qual trabalharam técnicas de desinibição, improviso e trabalho em equipe. A oficina foi parte das atividades da etapa municipal do Projeto Parlamento Jovem, que visa aproximar os estudantes dos espaços de discussão política.
Segundo Rosemary de Souza Silva, servidora da Escola do Legislativo e responsável pela coordenação do projeto pela Câmara Municipal, o Parlamento Jovem tem como atribuições incentivar e aprimorar a participação cidadã dos alunos. “O projeto fortalece a cidadania, ampliando a visão política dos estudantes”, comentou.
O objetivo da oficina de teatro, segundo Maria das Dores Cardoso, socióloga e uma das coordenadoras do projeto, é diminuir a inibição dos jovens e prepará-los para as próximas etapas, que envolvem discussões políticas. “Essa atividade serve como preparo para que os alunos sintam-se mais à vontade na hora de discutir e apresentar seus projetos, alcançando uma visão maior do processo político”, explicou.
Após exercícios de aquecimento e técnicas de expressão corporal, os participantes apresentaram pequenas cenas, em que debateram os efeitos das drogas nas famílias e na sociedade e possíveis soluções.
Para Marcela Trópia, estudante do Colégio Magnum, as atividades desenvolvidas são importantes para os trabalhos do Parlamento Jovem.
“As discussões que tivemos hoje sobre as drogas nas famílias e na sociedade vão nos ajudar na hora de apresentar os projetos na Plenária Final”, comentou. Já a aluna do Colégio Sagrada Família Raíssa Luciana Almeida ressaltou a convivência entre alunos de diferentes escolas, o que lhe permitiu conhecer novas pessoas e idéias.
O Projeto
Neste ano, participam estudantes de duas escolas públicas (Escola Municipal Luiz Gatti e Escola Estadual Bernardo Monteiro) e duas particulares (Colégio Magnum Agostiniano Cidade Nova e Colégio Franciscano Sagrada Família). Promovido pela Escola do Legislativo da CMBH em parceria com a PUC Minas e a Secretaria de Estado de Esportes e da Juventude, o projeto Parlamento Jovem prevê que as propostas elaboradas pelos estudantes possam vir a tramitar na Câmara Municipal ou na Assembleia Legislativa, por meio das respectivas comissões de Participação Popular.
O tema em discussão neste ano é “Drogas: Como prevenir”, dividido em três subtemas: “O jovem e o papel da família”, “O jovem e o papel da escola” e “O jovem e o papel da sociedade”.
Superintendência de Comunicação Institucional