Legislativos da RMBH participam de palestra sobre o projeto
A possibilidade de levar a experiência de sucesso do Projeto Câmara Mirim da Escola do Legislativo da capital para outras cidades mineiras atraiu vereadores e representantes de sete câmaras da Região Metropolitana.
A possibilidade de levar a experiência de sucesso do Projeto Câmara Mirim da Escola do Legislativo da capital para outras cidades mineiras atraiu vereadores e representantes de sete câmaras da Região Metropolitana. Uma palestra na Câmara de BH, no dia 23 de março, ensinou como montar o projeto, seu funcionamento e parcerias importantes.
“Há muito tempo vinha sonhando e namorando esse projeto pela sua capacidade de fazer despertar nos jovens e, em consequência, em seus familiares, o interesse pela política em um momento complicado vivido pelo país”, comentou o vereador de Barão de Cocais, Cristiano Sérgio de Almeida.
O presidente da Câmara Municipal de Raposos, Carlos Alberto Coelho, veio a BH em busca de conhecimento para motivar os estudantes da sua cidade: “O Legislativo é a casa do povo e por isso é fundamental a presença dos jovens, futuros políticos e eleitores”. O interesse em estender a atuação do Câmara Mirim também reuniu vereadores e assessores parlamentares de Nova Lima, Lagoa Santa, Brumadinho, Jaboticatubas e Itabirito.
O vice-presidente da Casa, vereador Alexandre Gomes (PSB), falou sobre a importância do projeto, que desenvolve "o espírito crítico e a conscientização para a vida política".
O gerente da Escola do Legislativo, Marcos Mudado, falou sobre a satisfação de compartilhar a experiência da Câmara de BH, que registrou desde o início do projeto, em 2008, um balanço positivo com a mudança da concepção dos estudantes sobre a política, a repercussão do projeto na mídia e o retorno institucional.
Assista ao vídeo da palestra
A palestra foi ministrada pelo coordenador do projeto, Sulavan Fornazier,que deu orientações sobre o funcionamento do projeto, concepção pedagógica e parcerias importantes. Segundo Sulavan, a iniciativa parte de uma perspectiva futura de integração entre projetos semelhantes desenvolvidos em câmaras municipais e assembleias de todo o país, inclusive na Câmara Federal.
A coordenadora de Projetos Especiais da Secretaria Municipal de Educação, Miriam de Oliveira, explicou a participação da Secretaria no projeto, que também tem o apoio do Tribunal Regional Eleitoral (TRE/MG).
Saiba mais sobre o Câmara Mirim
Superintendência de Comunicação Institucional