Notícias
Instituição promove primeira visita de cidadãos que se cadastraram pelo site
O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo, realizou nesta quinta-feira (19) a primeira visita coordenada de cidadãos interessados em conhecer a Câmara Municipal de Belo Horizonte.
O projeto Visite a Câmara, da Escola do Legislativo, realizou nesta quinta-feira (19) a primeira visita coordenada de cidadãos interessados em conhecer a Câmara Municipal de Belo Horizonte. A iniciativa visa aproximar a sociedade do Parlamento e mostrar como é a atividade dos vereadores da capital.
A Escola do Legislativo já realiza visitas coordenadas com alunos de escolas públicas e privadas da capital, além de associações comunitárias, sindicatos, ONGs e entidades em geral, mas é a primeira vez que pessoas, por iniciativa própria, procuraram a Câmara. A visita contou com a presença de estudantes de Direito, psicólogos e assistentes sociais que assistiram a uma palestra sobre o Poder Legislativo, a tramitação dos Projetos de Lei, as comissões que existem na Casa e da importância da participação popular para os processos decisórios.
A estudante universitária Nívia Fernandes refletiu sobre a oportunidade de contato com o Poder Legislativo. “Essa visita nos permite conhecer melhor os tramites da Casa para que possamos cobrar e nos conscientizarmos sobre nossas responsabilidades como eleitores e cidadãos.” Já o estudante Maurício Pimenta destacou a necessidade de interação e participação da população com o Legislativo Municipal. “A falta de interesse da população, no que se refere ao acompanhamento dos atos políticos precisa mudar, e esse projeto ajudará muito nessa mudança”, destacou.
O coordenador do projeto, Alexis Lopes Filgueiras, ressaltou a importância da iniciativa: “Trazer as pessoas para perto do Legislativo Municipal é essencial para que elas percebam que o poder emana do povo e que o processo de decisão é democrático.” Os interessados em participar das visitas podem se inscrever pelo site da Escola do Legislativo ou ligar (31)3555-1365. Nas próximas visitas, o projeto vai contar com a presença de vereadores, indicados pelos próprios participantes.
Superintendência de Comunicação Institucional