Notícias

Edição 2011 do projeto vai abordar tema das drogas

Edição 2011 do projeto vai abordar tema das drogasDrogas, como prevenir? Este é o tema que os alunos de quatro escolas do ensino médio de Belo Horizonte vão discutir este ano no projeto Parlamento Jovem da Câmara Municipal. Na ocasião da assinatura do Termo de Adesão, no dia 16 de março, o secretário-geral da Casa, Cabo Júlio (PMDB), falou aos representantes das escolas sobre a importância de discutir o assunto com os jovens.

O vereador ressaltou o desafio que o país tem vivenciado com o grande aumento no uso do crack e discorreu sobre sua experiência de 11 anos no trabalho com dependentes químicos. Durante as atividades do Parlamento Jovem, os estudantes participantes se reunirão para discutir e propor soluções para enfrentamento do problema. “Além da conscientização sobre o assunto, podemos ter projetos importantes até o final dos trabalhos”, destacou Cabo Júlio.

Nos dias 4, 14 e15 de março a Escola do Legislativo da CMBH ministrou um treinamento para os monitores do projeto, selecionados entre alunos de Ciência Sociais da PUC-MG. Segundo o gerente Marcos Mudadu, após os minicursos os monitores realizarão oficinas nas escolas participantes, reproduzindo os conhecimentos sobre temas como Cidadania, Democracia, Processo legislativo e Participação política e desenvolvendo habilidades de expressão, retórica e desinibição para a atuação dos estudantes na plenária do Parlamento.

O Parlamento Jovem é um projeto de educação para a cidadania realizado pela Escola do Legislativo da CMBH em parceria com a Universidade Católica e a Secretaria do Estado de Esportes e da Juventude. O objetivo é despertar entre os estudantes do ensino médio uma reflexão sobre o papel do cidadão no contexto do parlamento, diagnosticando necessidades e buscando soluções para promoção do bem estar da sociedade através de pesquisas, estudos e formulação de propostas.

A abertura do Parlamento Jovem 2011 será no dia 24 de março, às 13h30, na PUC-Minas do Coração Eucarístico.

Escolas participantes

Assinaram convênio para participar da edição de 2011 as Escolas Municipaisl Luiz Gatti (Barreiro) e Bernardo Monteiro (Calafate), Colégio Magnum Agostiniano (Cidade Nova) e Instituto Sagrada Família.

Superintendência de Comunicação Institucional.