Comissão Especial inicia trabalhos contra o consumo da droga
Belo Horizonte ganha um importante reforço no combate ao consumo do crack. A Comissão Especial de Estudos instituída na Câmara Municipal para acompanhar e propor políticas públicas contra a droga realizou sua primeira reunião nesta quinta-feira (2/6). Um dos objetivos da Comissão é dar suporte à Frente Parlamentar de Combate ao Crack na realização de estudos técnicos e apresentação de propostas à Prefeitura. O vereador Hugo Thomé (PMN), idealizador da Frente, foi escolhido presidente da comissão.
Durante a reunião, Hugo Thomé explicou que a Comissão poderá apresentar projetos de lei e fazer requerimentos à Prefeitura propondo ações concretas de combate e prevenção ao uso da crack e investimentos para o tratamento de dependentes.
Uma das críticas do vereador é contra o baixo orçamento municipal destinado ao combate às drogas, que está em torno de 40 mil reais. “Precisamos corrigir esse erro e saber qual a real dotação orçamentária necessária para enfrentar a epidemia do crack e outras drogas. A responsabilidade é da Prefeitura, que propõe o orçamento e executa as políticas, mas também da Câmara, que aprovou um valor tão pequeno”, disse Thomé
Nesta sexta-feira (3/6), a Comissão realizará reunião extraordinária às 14h30, para definir dias e horário em que os integranteses irão se reunir e propor os primeiros requerimentos a autoridades e órgãos públicos. Os estudos feitos irão subsidiar ainda a realização de um seminário no segundo semestre, na Câmara Municipal, para propor soluções eficazes para o problema.
Também participaram da reunião os vereadores Elias Murad (PSDB), Heleno Abreu (PHS) e Silvia Helena (PPS), eleita a relatora da comissão.
Superintendência de Comunicação Institucional