Notícias

Comissão aprova projeto que permite estacionamento gratuito em hospital

Comissão aprova projeto que permite estacionamento gratuito em hospitalDisponibilidade de estacionamento em hospitais, criação de farmácia pública,  instalação de recipientes com álcool gel e  diagnóstico precoce da cardiopatia congênita estão entre os projetos relacionados à saúde da população aprovados na reunião da Comissão de Legislação e Justiça realizada na segunda-feira, dia 23 de maio.

Estacionamento gratuito

O PL 1603/2011, de autoria do vereador Leonardo Mattos (PV) prevê a gratuidade de estacionamento em hospitais com mais de 10 leitos, para pacientes em consultas, internados ou a seus acompanhantes e visitantes.

Conforme o texto, os responsáveis pelo hospital deverão afixar cartazes em lugar visível ao público indicando o número de vagas disponíveis. De acordo com o projeto, o não cumprimento acarretará em multa.

Farmácia Pública

Com o objetivo de reduzir filas em farmácia pública, respeitar o atendimento aos pacientes idosos, crianças, gestantes, deficientes e demais usuários deste serviço, o vereador Adriano Ventura (PT) autor do PL 1615/2011, autoriza o Poder Executivo a criar Programa de BH Farmácia Pública – Sistema de Controle e Entrega de Medicamentos.
 
De acordo com a proposta, será criado um sistema de informação no site do Executivo, contendo informação do local das farmácias, telefone, listas dos medicamentos. O projeto prevê ainda a disponibilização no site o cadastros de usuários, com senha individual para os pacientes ou acompanhantes, e a lista de entrega domiciliar a pacientes de remédios de uso constante.

Álcool Gel

O PL 1619/2011, de autoria do vereador Daniel Nepomuceno (PSB) prevê a instalação de recipientes com álcool gel anti-séptico em estabelecimentos privados que prestam serviços ao público.

Segundo o texto, os recipientes deverão ser instalados em lugares de maior circulação de pessoas e com fácil visualização, ter quantidade suficiente para atender as necessidades do local.

Diagnóstico Precoce

O vereador Heleno Abreu (PHS) propõe no projeto de lei 1621/2011 o Dia de Conscientização da Cardiopatia Congênita. A proposta prevê a parceria entre  Município, entidades e profissionais multidisciplinares que estejam envolvidos no diagnóstico e acompanhamento das cardiopatias congênitas para realização de ações junto à população. A data escolhida é dia 12 de junho, exceto quando este for um um  sábado ou domingo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) pelo menos uma em cada cem crianças nascidas vivas tem problemas no coração. Estiveram presentes na reunião, Geraldo Félix (PMDB), Bruno Miranda (PDT) e Paulinho Motorista (PSL).

Veja outros pareceres aprovados

Superintendência de Comunicação Institucional