Notícias

Comissão aprova Educação Física no ensino infantil e novo Conselho Municipal de Turismo

Comissão aprova Educação Física no ensino infantil e novo Conselho Municipal de TurismoA disciplina de Educação Física pode se tornar obrigatória no ensino infantil de Belo Horizonte. Para isso, será exigida formação em curso superior para a docência da disciplina nas escolas da capital.
Comissão aprova Educação Física no ensino infantil e novo Conselho Municipal de TurismoA disciplina de Educação Física pode se tornar obrigatória no ensino infantil de Belo Horizonte. Para isso, será exigida formação em curso superior para a docência da disciplina nas escolas da capital. É o que propõe o PL 1610/11, de autoria do vereador Heleno Abreu (PHS). O projeto foi aprovado em 1º turno pela Comissão de Educação, Ciência, Tecnologia, Cultura, Desporto, Lazer e Turismo, em reunião realizada nesta quarta-feira (1/6).

Heleno Abreu acredita que a Educação Física, como componente curricular obrigatório da educação básica, deveria ser acessível também aos alunos da educação infantil. “As unidades de ensino da rede municipal dificilmente incluem essa disciplina em sua grade pedagógica, sendo comum a inclusão nessa grade de atividades relacionadas a jogos e brincadeiras”, argumenta.

“Entendemos que o professor de Educação Física deve estar presente em todas as etapas da educação, pois é relevante desde a infância o desenvolvimento da linguagem corporal como forma de expressão e participação da criança em seu meio social”, defende o autor do projeto.

Turismo

Outro projeto aprovado em 1º turno pela comissão foi o PL 1634/11, de autoria do Executivo, que altera a estrutura do Conselho Municipal de Turismo (COMTUR-BH). O objetivo da Prefeitura é revogar a Lei 7250/97 que instituiu o órgão e criar um novo conselho.

Pela proposta, o novo CONTUR-BH deixará de ser deliberativo e passará a ser um órgão de assessoramento, de caráter consultivo, vinculado à Secretaria Municipal de Desenvolvimento e com a finalidade de propor e acompanhar políticas municipais de turismo.

A composição do conselho também deve mudar. Dos atuais 14 membros, passará a ter 26, sendo 11 do Poder Público, contemplando a Câmara Municipal, e 15 da sociedade civil organizada.

Durante a reunião, foram apreciados dois convites enviados à comissão. Um da Fundação Municipal de Cultura que convida os vereadores para participar do Projeto Diálogos Culturais, com o objetivo de discutir subsídios para reforma da Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Belo Horizonte.

Assista ao vídeo da reunião

O outro é  da Assembléia Legislativa/ MG que convida os vereadores para o II Fórum Legislativo das Cidades Sedes da Copa 2014, no próximo dia 6. O objetivo do encontro é mobilizar os poderes legislativos federal, estadual e municipal para refletir sobre suas responsabilidades na realização da Copa do Mundo de Futebol.

Participaram da reunião os vereadores Arnaldo Godoy (PT), presidente da comissão, Alberto Rodrigues (PV) e Heleno Abreu (PHS).

Superintendência de Comunicação Institucional