Notícias

Audiência propõe mudança cultural para solucionar problemas

Audiência propõe mudança cultural para solucionar problemasTrabalho em equipe para promover uma “revolução cultural” de forma a melhorar a segurança e a mobilidade no trânsito do município. Esta é a opinião dos diversos órgãos responsáveis pelo setor, vereadores e especialistas que estiveram presentes na audiência pública que discutiu o tema no dia 15 de março, na Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário. A criação de um conselho de mobilidade urbana também foi deliberada na reunião.

O presidente do Instituto da Mobilidade Sustentável Rua Viva, João Luís da Silva Dias, reforçou a necessidade de uma mobilização social. “Não podemos continuar com a sensação de que os acidentes são meras fatalidades. É preciso investir, não só na infraestrutura, mas nas pessoas que fazem o trânsito, para que evitem dirigir alcoolizados, usem os equipamentos de segurança, etc.”, disse. O especialista reforçou a importância da mídia nesta campanha, para alcançar resultados efetivos e imediatos.

De acordo com os representantes da BHTrans, Detran-MG, Departamento de Estradas de Rodagem de Minas Gerais (DER-MG) e Departamento Nacional de Infra-Estrutura de Transportes (DNIT), iniciativas como cursos de educação para condutores, blitze informativas, entre outras, já são realizadas atualmente, mas todos enfatizaram que a atuação da sociedade civil organizada é fundamental para que haja uma mudança comportamental na população e o objetivo seja atingido.

Fiscalização

A questão da fiscalização também foi bastante discutida na reunião. O gerente de atividades técnicas especializadas da Guarda Municipal, Ricardo Eustáquio Maia, admitiu que o número reduzido de fiscais em relação à frota de veículos em Belo Horizonte (apenas 800 para cerca de 1,3 milhão) dificulta um controle mais rígido do trânsito.

Entretanto, para a representante da BHTrans, Mônica Mendes, “para garantir a mudança cultural, independente do efetivo de fiscais, é preciso ter consciência de que as infrações serão devidamente penalizadas”.

Assista o vídeo da reunião

Propostas

Além da criação de um conselho de mobilidade urbana, com a participação da sociedade civil, foi encaminhada à Secretaria de Municipal de Educação a proposta do Detran para que as escolas da rede pública e privada a introduzam a educação para o trânsito em sua grade curricular. O objetivo é fazer com que as crianças ensinem aos pais o que aprenderem em sala de aula.

O vereador Daniel Nepomuceno (PSB), que presidiu a audiência, mostrou-se satisfeito com o resultado e afirmou que outras reuniões serão realizadas para debater mais a questão e propor ações concretas.

Estiveram presentes à reunião os parlamentares Wagner Messias ‘Preto’ (DEM), Silvinho Rezende (PT) e Daniel Nepomuceno (PSB).

Superintendência de Comunicação Institucional.