Audiência discute construção de UMEI no Santo Antônio
A construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) para 440 crianças de 1 a 6 anos, no bairro Santo Antônio, entre as ruas Carangola e Primavera, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 23 de maio, requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), da Comissão
A construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) para 440 crianças de 1 a 6 anos, no bairro Santo Antônio, entre as ruas Carangola e Primavera, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 23 de maio, requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), da Comissão de Administração Pública. A Prefeitura informou que a primeira fase da obra já foi finalizada e que a próxima etapa será iniciada em julho deste ano, com previsão de término em quatorze meses.
O vereador Sérgio Fernando salientou, na reunião, que a área, anteriormente invadida, já foi desocupada e que a obra está em pleno andamento. Segundo o Secretário Municipal Adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, foi elaborado um novo projeto de execução. “A licitação já foi feita e estamos aguardando a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a Opaco Construtora”, completou.
Fases da obra
A primeira etapa executada foi a construção de um prédio, com dois níveis de estacionamento, prevendo possíveis impactos e a necessidade de novas vagas para atender a população da região. Na segunda etapa, será construído um museu, o “Memorial da Anistia”, por meio de uma parceria entre o Ministério da Justiça, a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG.
Impactos da obra
Os moradores do Santo Antônio e do Aglomerado Santa Lúcia avaliam positivamente a construção da UMEI. Gegê Angelino, da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio (Amorsanto), afirmou que a segurança já foi reforçada no local, com a instalação de uma cerca. “Além disso, a Polícia Militar e um dos restaurante próximos à construção estão auxiliando a Prefeitura na segurança”, acrescentou.
Para Leonário Félix, tesoureiro do Aglomerado Santa Lúcia, a UMEI será fundamental para os moradores do Aglomerado, levando educação a filhos de empregados, porteiros e demais trabalhadores da região.
Assista ao vídeo da reunião
Participaram da audiência os vereadores João Oscar ((PRP), Paulinho Motorista (PSL), Bruno Miranda (PDT), Sérgio Fernando e Reinaldo – Preto Sacolão (PMDB), além de Marcelo Amorim, da Sudecap e Zamara Campos, gerente de Educação Regional Centro-Sul.
Superintendência de Comunicação Institucional