Notícias

Audiência discute construção de UMEI no Santo Antônio

Audiência discute construção de UMEI no Santo AntônioA construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) para 440 crianças de 1 a 6 anos, no bairro Santo Antônio, entre as ruas Carangola e Primavera, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 23 de maio, requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), da Comissão

Audiência discute construção de UMEI no Santo AntônioA construção de uma Unidade Municipal de Educação Infantil (UMEI) para 440 crianças de 1 a 6 anos, no bairro Santo Antônio, entre as ruas Carangola e Primavera, foi tema de audiência pública na Câmara Municipal de Belo Horizonte, no dia 23 de maio, requerida pelo vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PHS), da Comissão de Administração Pública. A Prefeitura informou que a primeira fase da obra já foi finalizada e que a próxima etapa será iniciada em julho deste ano, com previsão de término em quatorze meses.

O vereador Sérgio Fernando salientou, na reunião, que a área, anteriormente invadida, já foi desocupada e que a obra está em pleno andamento. Segundo o Secretário Municipal Adjunto de Educação, Afonso Celso Renan Barbosa, foi elaborado um novo projeto de execução. “A licitação já foi feita e estamos aguardando a assinatura do contrato com a empresa vencedora, a Opaco Construtora”, completou.

Fases da obra

A primeira etapa executada foi a construção de um prédio, com dois níveis de estacionamento, prevendo possíveis impactos e a necessidade de novas vagas para atender a população da região. Na segunda etapa, será construído um museu, o “Memorial da Anistia”, por meio de uma parceria entre o Ministério da Justiça, a Prefeitura de Belo Horizonte e a UFMG.

Impactos da obra

Os moradores do Santo Antônio e do Aglomerado Santa Lúcia avaliam positivamente a construção da UMEI. Gegê Angelino, da Associação dos Moradores do Bairro Santo Antônio (Amorsanto), afirmou que a segurança já foi reforçada no local, com a instalação de uma cerca. “Além disso, a Polícia Militar e um dos  restaurante próximos à construção estão auxiliando a Prefeitura na segurança”, acrescentou.

Para Leonário Félix, tesoureiro do Aglomerado Santa Lúcia, a UMEI será fundamental para os moradores do Aglomerado, levando educação a filhos de empregados, porteiros e demais trabalhadores da região.

Assista ao vídeo da reunião

Participaram da audiência os vereadores João Oscar ((PRP), Paulinho Motorista (PSL), Bruno Miranda (PDT), Sérgio Fernando e Reinaldo – Preto Sacolão (PMDB), além de Marcelo Amorim, da Sudecap e Zamara Campos, gerente de Educação Regional Centro-Sul.

Superintendência de Comunicação Institucional