REUNIÃO PLENÁRIA

Vereadores discutiram situação da população de rua em BH

Destinação do antigo Mercado de Santa Tereza também esteve em foco

quinta-feira, 10 Outubro, 2013 - 00:00
Vereadores discutiram situação da população de rua

Vereadores discutiram situação da população de rua

A situação da população de rua em Belo Horizonte foi tema de debate na reunião plenária desta quinta-feira (10/10). O futuro do antigo Mercado Distrital de Santa Tereza e a possibilidade de extinção do Fórum do Barreiro também estiveram em discussão.

Durante o tradicional pinga-fogo, em que os parlamentares comentam temas relevantes para a cidade, Gilson Reis (PCdoB) criticou as políticas propostas pela Prefeitura no campo da assistência social. Dados do último censo, realizado 2005, indicam que, em Belo Horizonte, cerca de 1.300 pessoas vivem nas ruas. No entanto, esse número pode ter dobrado nos últimos quatro anos. Mesmo diante desse cenário, advertiu o vereador, o Plano Plurianual de Ação Governamental 2014-2017 indica que a Prefeitura propôs a criação de apenas dois novos abrigos. Juntos, os equipamentos criariam somente 96 novas vagas, o que seria insuficiente para suprir a demanda do município .   

Santa Tereza

Já o vereador Joel Moreira Filho (PTC), defendeu a implantação de escola técnica do sistema Fiemg no antigo Mercado Distrital de Santa Tereza. O parlamentar discordou que a implantação do empreendimento signifique uma agressão à vocação predominantemente residencial e cultural do bairro. Segundo ele, “a educação faz parte da cultura” e a destinação da instituição de ensino para fora de Belo Horizonte representaria um prejuízo para a cidade: “quem quer estudar e aprender um ofício deve ter garantidos os seus direitos”, defendeu o vereador.

Joel Moreira também se afirmou contrário à possibilidade de extinção do Fórum Barreiro e defendeu, ainda, a implantação de um Fórum na região de Venda Nova. O parlamentar já havia discutido o tema em audiência pública realizada na manhã desta quinta, pela Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor.   

Assista aqui à reunião na íntegra. 

Superintendência de Comunicação Institucional