Moradores do bairro Camargos cobram atenção do Executivo à região

Comunidade questiona falta de equipamentos públicos de serviços e lazer

segunda-feira, 14 Outubro, 2013 - 00:00
Moradores do bairro Camargos cobram atenção do Executivo à região

Em audiência pública nesta segunda-feira (14/10), moradores do Bairro Camargos (região Oeste da capital) apontaram a ausência de equipamentos públicos de serviço e lazer disponíveis à comunidade. Foi cobrada a instalação de escolas, centro de saúde, parque e áreas para prática de esportes. A reunião foi realizada pela Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário por solicitação do vereador Joel Moreira Filho (PTC). O parlamentar encaminhou o envio de ofício à Prefeitura requerendo a lista de imóveis municipais localizados no Camargos, onde poderiam ser instalados os equipamentos públicos sem gerar custo ao Município.

“Há alguns anos, quase não se via prédios no Camargos. Hoje o bairro está cheio, e a infraestrutura pública precisa absorver a demanda”, alertou Joel Moreira, referindo-se ao grande adensamento populacional em função da construção de conjuntos habitacionais no bairro, alcançando cerca de 13 mil habitantes. “É preciso descentralizar a oferta do serviço público. Isso ajuda a reduzir o trânsito e o fluxo no centro da cidade, além de facilitar o acesso da população”, completou o parlamentar.

Projetos

Secretária de Administração Regional Municipal Oeste, Neusa Fonseca afirmou que a Prefeitura está atenta ao bairro Camargos e tem priorizado projetos na região. Para o 1º semestre de 2014, está prevista a entrega do Centro de Saúde Camargos, que atenderá de 12 mil a 13 mil moradores, e de duas unidades da Academia da Cidade, contempladas nas reformas da Praça de Esportes e da Praça Atalaia. Ainda estão encaminhadas a revitalização do Parque Ecológico Pedro Machado, a construção de escolas de ensino fundamental e a ampliação da Unidade Municipal de Ensino Infantil (Umei) Santa Maria (bairro vizinho). A Secretaria Municipal de Educação explicou que a Prefeitura tem tido dificuldade para implantar as novas escolas dentro do bairro Camargos devido à falta de terrenos disponíveis.

Insuficiência

Presidente da associação de moradores do Camargos, Carlinhos do Açougue afirmou que o bairro tem recebido melhorias nos últimos meses, como instalação de redutores de velocidade e reformas nas praças, mas cobrou novas intervenções. “O Camargos não tinha nada, por isso as mudanças são grandes conquistas da comunidade, mas ainda é pouco. O bairro merece mais. A segurança pública está aquém, não temos áreas de lazer, os nossos jovens estão abandonados à mercê das drogas”, pontuou o representante.

“Estamos olhando para trás. Precisamos planejar melhor a cidade. Os equipamentos que estamos implantando respondem, em parte, a uma dívida de 2010 com a comunidade do Camargos, mas já não irá atender aos moradores em 2014”, alertou Joel Moreira, destacando que a Umei Santa Maria mal atende o próprio bairro e não conseguiria absorver a demanda do Camargos. “Esse planejamento é responsabilidade do Poder Público. Sei que já melhorou muito, mas ainda não é suficiente”, completou o vereador.

Sugestões e encaminhamentos

Ex-membro do Conselho Municipal do Meio Ambiente (Comam) e antiga liderança do Nairro Camargos, Eduardo Tavares questionou a dificuldade da Prefeitura em encontrar terrenos, destacando os grandes empreendimentos imobiliários que surgem na região a todo tempo. Tavares sugeriu que o Executivo cobre dos construtores o ônus de minimizar o impacto das obras na comunidade. “Seria uma formar de mitigação. Um assentamento com 1300 unidades leva mais de 4 mil pessoas para o bairro, gera impactos e sobrecarrega a infraestrutura local, por isso deve absorver esses gastos”, afirmou o ex-conselheiro, pontuando o aumento de demanda pela rede de esgoto, rede pluvial, escolas e trânsito.

Ao final da audiência, Joel Moreira anunciou que irá enviar ofício à Secretaria Municipal de Regulação Urbana, requerendo a lista de imóveis municipais localizados no Bairro Camargos que possam receber os equipamentos públicos demandados sem gerar custos à Prefeitura.

Participaram da reunião os vereadores Joel Moreira Filho (PTC), Silvinho Rezende (PT), Jorge Santos (PRB) e Gunda (PSL).