TRANSPORTE

Audiência discutirá situação dos taxistas em Belo Horizonte

Serão debatidos pontos como direitos e encargos sociais

sexta-feira, 13 Setembro, 2013 - 00:00
Serão debatidos pontos como direitos e encargos sociais

A Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário realizará, na próxima segunda (16/9), às 13h30, no Plenário Helvécio Arantes, audiência pública, requerida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB), para discutir a situação atual dos taxistas particulares e cooperativas de táxis na capital. Também estão em pauta eventuais reformulações nas normas vigentes definidas pela BHTrans.

Serão debatidas na audiência questões relativas à permissão dos taxistas, hoje obtida por meio de licitação. A classe reivindica que a permissão possa ser transferida de pai para filho, para sobrinho ou qualquer parente próximo, como ocorria anteriormente.

Outro ponto a ser questionado é o fato de os táxis executivos de cor preta serem beneficiados na hora de pegar os passageiros, ficando na frente na fila, nos pontos de táxi, tendo prioridade em relação aos demais. Serão discutidos, ainda, direitos e encargos sociais, como décimo terceiro e fundo de garantia, a que, atualmente, os taxistas não têm direito.

Foram convidados para a audiência representantes da Secretaria Municipal de Governo, BHTrans, 1º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, Defensoria Pública Geral, Sindicato dos Taxistas (SINCAVIR), Centro de Apoio ao Taxista, Comotaxi, Coopertaxi BH, BH Táxi (CooperBHTáxi), Coopertramo Rádio Táxi de BH, Coopersul (Disktáxi), Vip Táxi BH, Ligue Táxi BH, Unitaxi e Cooperfins Táxi.