TRÂNSITO
Audiência pública discute segurança no bairro Camargos

terça-feira, 23 Setembro, 2008 - 21:00


Os moradores apresentaram um relatório solicitando modificações na sinalização de solo e nas placas de trânsito em diversas ruas do bairro, além da implantação de mão única em algumas vias e instalação de redutores de velocidade nos trechos considerados mais perigosos. “O risco de acidentes é alto, pois os motoristas cruzam as vias sempre em alta velocidade; além disso, muitos estacionam nas calçadas, o que obriga os pedestres a andarem pela rua, agravando a situação”, disse o morador Mário Lúcio Gonçalves.
“Estamos preocupados e totalmente insatisfeitos”, afirmou Cláudio Borges, morador da região. Segundo ele, diversos moradores se reuniram com funcionários da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS) meses antes da convocação da audiência, mas não obtiveram retorno. “Fomos extremamente bem recebidos, mas nenhuma providência foi tomada”, explicou Cláudio. O morador disse que ele e outros representantes do bairro tentaram agendar várias vezes junto ao órgão, uma vistoria nas imediações, sem sucesso.
“É realmente necessária uma revisão na malha viária do bairro Camargos”, disse o vereador “Preto”, que visitou o local e registrou em vídeo a situação da região. O parlamentar explicou que as exigências dos moradores são baseadas em situações reais, e que as crianças e os idosos são os que correm mais riscos com as calçadas pequenas e com a falta de sinalização adequada.
A gerente Regional Oeste, Maria Odila de Matos, respondeu que muitas modificações foram realizadas na região durante o último ano. Afirmou também que irá agendar junto aos moradores e a BHTRANS uma vistoria para checar as possibilidades de melhoria do trânsito da região. “Para instalar redutores de velocidade, por exemplo, a BHTRANS obedece a uma série de critérios, portanto deve-se fazer uma avaliação para verificarmos as soluções possíveis para as ruas do bairro”, explicou.
O assessor da BHTRANS, João Flávio de Oliveira, ressaltou que o desrespeito pelo outro no trânsito é, na maioria das vezes, o grande responsável por acidentes, como os que ocorrem no bairro Camargos. “Para que estacionar na calçada? O motorista que faz isso sabe que está agindo de forma incorreta”, afirmou. João Flávio explicou ainda que a BHTRANS está à disposição para fazer uma vistoria junto à regional e os moradores, para ajudar a melhorar o trânsito da região.
Informações no gabinete do vereador “Preto”(3555-1176/3555-1177) e na Superintendência de Comunicação institucional (3555-1105/3555-1216).