VISITA TÉCNICA

Contra empreendimento imobiliário, comissão vai à Mata do Planalto

Moradores temem impactos no trânsito, poluição sonora e desmatamento

quarta-feira, 13 Abril, 2016 - 00:00

Contrária à concessão de licenciamento ambiental para a construção de empreendimentos imobiliários na Mata do Planalto, a Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana da Câmara realizará, nesta quinta-feira (14/4), às 9h30, visita técnica ao local, para conhecer de perto a atual situação da mata. Segundo o vereador Juliano Lopes (PTC), representante do Legislativo no Conselho Municipal de Meio Ambiente (Comam) e que requereu a visita, o objetivo é impedir a concessão de licenciamento e evitar prejuízos ao meio ambiente e à população.

Debatido em audiências públicas e em plenário na Câmara Municipal, o tema está sendo discutido no Comam pelos vereadores Juliano Lopes e Leonardo Mattos (PV), que solicitaram a visita técnica. Assim como os moradores, os parlamentares não concordam com a construção de condomínios na região, considerando que a Mata do Planalto é a última grande reserva ambiental de Belo Horizonte. Segundo os vereadores e a comunidade, a medida ocasionará impactos ao trânsito, causando poluição sonora e ameaçando a fauna, a flora e os recursos hídricos.

Patrimônio ambiental

Também conhecida como Mata do Maciel, a Mata do Planalto é um bosque com cerca de 120 mil m², situado no bairro de mesmo nome, na Região Norte de Belo Horizonte. O espaço é abrigo para diferentes espécimes da fauna, além de contar com nascentes e exemplares vegetais típicos da Mata Atlântica. A área despertou o interesse de empreiteiras, que tentam conseguir junto ao poder público o licenciamento necessário para ocupar a área. Moradores da região se mobilizaram em favor da preservação da mata, que entendem ser parte do patrimônio ambiental da cidade.

Superintendência de Comunicação Institucional