VISITA TÉCNICA

Comissão vai conferir pronto-socorro do Hospital Alberto Cavalcante

Presidente da comissão e requerente da visita técnica, vereador Márcio Almeida recebeu denúncias referentes à unidade

sexta-feira, 8 Abril, 2016 - 00:00
Antigo Sanatório Minas Gerais, hospital do SUS receberá vereadores para verificar condições de atendimento (Foto: site Fhemig)

Antigo Sanatório Minas Gerais, hospital do SUS receberá vereadores para verificar condições de atendimento (Foto: site Fhemig)

A partir de denúncia envolvendo descaso no atendimento de paciente, a Comissão de Saúde e Saneamento vai realizar visita técnica ao pronto-socorro do Hospital Alberto Cavalcanti, Região Noroeste da capital, com a finalidade de avaliar as condições da unidade. A atividade, aberta à participação de qualquer interessado, será no dia 12/4, a partir das 10h, à Rua Camilo de Brito, nº 636, no Bairro Padre Eustáquio.

Inaugurado em 1936, o Hospital Alberto Cavalcanti, antigo Sanatório de Minas Gerais foi considerado, até os anos 60, um dos mais modernos centros para tratamento da tuberculose no país. Antes de integrar a Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), o hospital pertenceu ao Instituto Nacional de Previdência Social (INPS) e em seguida ao Instituto Nacional de Assistência Médica da Previdência Social (Inamps). 

Hoje, atendendo exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), o Alberto Cavalcanti é um hospital geral de porte médio e oferece atendimento em urgências de clínica médica, traumas ortopédicos em vítimas de acidentes em estado grave e emergências pediátricas, além de atendimento médico especializado a pacientes com câncer e tratamentos para adultos que necessitam de cuidados intensivos e intermediários.

Denúncia

De acordo com o requerente da visita, vereador Márcio Almeida (PSD), que também é presidente da comissão, a solicitação da visita técnica ao pronto-socorro da unidade foi motivada por uma denúncia apresentada pelo acompanhante de um paciente, devidamente ilustrada por imagens registradas no local, demonstrando a ausência de funcionários para prestar informações e atendimento ao usuário, que passava mal na sala de espera.

A atividade integrará a série de visitas técnicas que a Comissão de Saúde vem realizando, desde o início do ano, aos centros de saúde, hospitais e unidades de pronto atendimento da capital. Ao final, as observações, informações e denúncias colhidas junto a funcionários e usuários comporão um relatório a ser encaminhado à prefeitura e aos órgãos pertinentes.

Superintendência de Comunicação Institucional