Vereadores farão visita a APAC de Santa Luzia
Modelo carcerário alternativo será apresentado aos parlamentares
Por solicitação do vereador Marcelo Aro (PHS), a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor visitará, nesta quinta-feira (28/11), a Associação de Proteção e Assistência aos Condenados (APAC) de Santa Luzia (MG). Todos os vereadores da Casa foram convidados a participar da atividade, que terá início às 8h30.
Considerada como uma alternativa ao sistema de presídios atual, a APAC visa à inclusão social e não somente a retribuição no caráter das penas. Na associação, 85% dos presos, em média, são recuperados e não retornam ao crime, já no sistema padrão apenas 15% abandonam a criminalidade.
A maioria do trabalho desenvolvido pela instituição é voluntário. Os “recuperandos” (como são denominados os presos de lá) trabalham e são responsáveis pela autogestão do presídio, pela segurança e pela alimentação. Com isso é proporcionada uma economia para os cofres públicos de, aproximadamente, três salários mínimos por encarcerado, se comparada com o modelo comum de presídio.
De acordo com requerente, vereador Marcelo Aro, a visita tem o objetivo de dar publicidade e levar ao conhecimento dos parlamentares o modelo prisional adotado pela entidade, tendo em vista que em breve Belo Horizonte receberá a sua primeira APAC. Tal modelo é defendido pela Organização das Nações Unidas (ONU) e apontado por muitas autoridades como a solução do sistema carcerário brasileiro.
Superintendência de Comunicação Institucional