Notícias

Iniciativas em favor dos jovens na pauta de debates da Câmara

Iniciativas em favor dos jovens na pauta de debates da CâmaraPara marcar a passagem do Dia Mundial da Juventude, comemorado no dia 30 de março, e do Ano Internacional da Juventude, a Câmara Municipal realizou uma reunião especial para discutir políticas públicas voltadas aos jovens, com a presença de representantes do governo estadual, municipal e de movimentos sociais. O encontro foi uma iniciativa do vereador Daniel Nepomuceno (PSB), que anunciou a criação do Centro de Referência Regional da Juventude.

Afirmando que o jovem precisa de espaço para falar, apresentar suas ideias e participar, Nepomuceno anunciou a criação do Centro de Referência Regional da Juventude, projeto desenvolvido por ele em parceria com a Prefeitura e o Movimento de Juventudes Eaí!?. “Vamos precisar do apoio de todos, OAB, CDL, governo estadual, entre outros atores sociais”, declarou.

O presidente da OAB Jovem/MG, Fabrício Souza Cruz, parabenizou a atitude do vereador de convocar a juventude e mobilizá-la para o debate. Ronnye Peterson Antunes, presidente do CDL Jovem/BH, falou dos objetivos da entidade, que “cuida dos jovens através da promoção do primeiro emprego e do incentivo ao primeiro empreendimento”.

O subsecretário da Juventude da Secretaria de Estado de Esportes e Juventude, Gabriel Azevedo, destacou a importância de uma maior atenção a essa população e falou da proposta do atual governo de criar o “Observatório da Juventude”, um projeto que estimula o jovem a fazer a diferença na educação, no meio ambiente, na saúde e em outras frentes.

O Coordenador do Projeto Rede pela Paz da Secretaria Municipal de Educação de BH, Ismayr Cláudio, falou do Programa Rede pela Paz nas Escolas, que tem o propósito de trabalhar com jovens estudantes em parceria com diversos atores da sociedade civil.

A construção de uma política integrada com a região metropolitana para ações que beneficiem a juventude foi defendida pelo vereador de Pedro Leopoldo, Vanderley Dias Gonçalves. “Os jovens devem ser encarados não apenas como público alvo, mas como protagonistas dessas políticas”.
 
Duelo de DJs

Gonçalves, que afirmou ser militante da cultura Hip Hop, chamou a atenção para a falta de estrutura para as apresentações do Duelo de DJs, que acontece nas noites de sexta-feira embaixo do viaduto Santa Tereza, no centro de Belo Horizonte. “Vários jovens da capital e da região metropolitana se reúnem ali, e eu vejo o quanto é triste estar entre o mau cheiro da urina devido à falta de banheiros e à quantidade de lixo no local”, disse.

Daniel Nepomuceno afirmou ao colega da cidade vizinha já ter encaminhado requerimento à Prefeitura para a instalação de banheiros públicos e retirada de lixo e entulho no local. O parlamentar pediu ainda a ampliação do espaço para maior acesso da população. “A proposta de criação do Centro de Referência é para isso. Onde houver jovens se reunindo, trabalhando ou se divertindo, tem que ter espaço de reivindicação”, defendeu.

Ano Internacional da Juventude

O Ano Internacional da Juventude teve início em agosto de 2010, e será celebrado até agosto de 2011. A iniciativa surgiu a partir de uma resolução da Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de ouvir as demandas dos jovens através de debates e propor ações direcionadas.

“Nada mais simbólico e importante do que estabelecermos reflexões e metas voltadas aos jovens de Belo Horizonte no dia em que todo o planeta se propõe a celebrar a força da juventude e a pensar a construção de um presente e um futuro melhores para toda a humanidade”, declarou o vereador Daniel Nepomuceno.

Assista ao vídeo da reunião especial

Presenças

Também participaram do encontro, realizado no plenário Amynthas de Barros no dia 30 de março, o coordenador do Dia Global do Voluntariado Jovem (DGVJ) no Brasil, Josadac Marques, o ativista jovem de Santa Luzia Mozart Emanuel Grossi, a representante do React and Change (Reagir e Mudar) Raquel Helen Santos Silva, Ródinei Páscoa Amélio e Samir Caetano Amim Jorge, do Movimento de Juventudes Eaì!?, a professora do Centro de Ecologia Integral Maria Iracema Gomes e o consultor do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) Júlio Jader Costa.

Superintendência de Comunicação Institucional