Comissão Especial da CMBH visita Secretaria Extraordinária da Copa do Mundo
Os vereadores Daniel Nepomuceno (PSB) e Heleno Abreu (PHS), membros da Comissão Especial constituída para acompanhar os preparativos e demais questões referentes ao Mundial de 2014 estiveram na Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo na tarde desta terça-feira (17), onde se informaram sobre o andamento das reformas nos estádios e demais medidas previstas para a cidade.
Os vereadores Daniel Nepomuceno (PSB) e Heleno Abreu (PHS), membros da Comissão Especial constituída para acompanhar os preparativos e demais questões referentes ao Mundial de 2014 estiveram na Secretaria de Estado Extraordinária da Copa do Mundo na tarde desta terça-feira (17), onde se informaram sobre o andamento das reformas nos estádios e demais medidas previstas para a cidade.
“Fomos muito bem recebidos e os esclarecimentos foram prestados com muita transparência”, ressaltou Daniel Nepomuceno, relator da Comissão Especial. O vereador se mostrou otimista quanto ao ritmo das ações. “BH será a cidade com melhores condições de sediar a abertura do evento”, comentou.
Durante a reunião, realizada na Cidade Administrativa, foram exibidos aos vereadores vídeos e fotos dos projetos e da situação atual das obras do Mineirão e do Independência, que deverão estar concluídas em dezembro de 2012 e dezembro de 2013, respectivamente. “As obras estão rigorosamente dentro do prazo”, garantiu Sérgio Barroso, titular da Secretaria Extraordinária.
O secretário garantiu que aspectos como iluminação, segurança e circulação de veículos e pedestres no entorno dos estádios estão sendo devidamente contempladas no planejamento. “É importante que o torcedor sinta conforto e sensação de segurança”, afirmou Nepomuceno, que apresentou algumas sugestões. A Comissão agendou uma visita ao Independência dentro de duas semanas.
Em relação à mobilidade, o secretário confirmou os quatro corredores de Bus Rapid Transit (BRT) – Antônio Carlos/Pedro I, Cristiano Machado, Pedro II e Centro - como a solução a ser implantada para atender a demanda durante a Copa, já que não há recursos ou tempo hábil para a ampliação do metrô. “O BRT estará 100% pronto até o Mundial, com capacidade de transportar até 900 mil pessoas por dia”, informou.
No entanto, Barroso concordou com os vereadores quanto à necessidade de continuar reivindicando recursos para o metrô, considerado a melhor alternativa para o transporte público na cidade e região metropolitana a longo prazo.
Pampulha no pacote
De acordo com Heleno, a revitalização da Lagoa da Pampulha foi incluída no projeto da Copa do Mundo depois que a questão foi discutida em uma audiência pública realizada na Câmara Municipal. “A revitalização da orla e do espelho d’água passou a integrar o ‘pacote’ de recursos para a Copa, e o Prefeito já solicitou R$ 100 milhões”, contou o vereador.
Heleno destacou a importância turística e social das intervenções no cartão postal da cidade. O secretário garantiu o apoio do governo e colaboração no envolvimento dos municípios de origem dos córregos que desaguam na lagoa, como Contagem, para execução das medidas necessárias.
Com relação ao Aeroporto de Confins, Barroso informou que a expansão do Terminal 1 e do pátio de aeronaves já estão em fase de licitação e estarão prontos até outubro de 2013, além de parte do Terminal 2. Um Módulo Operacional Provisório (MOP) também será instalado para ampliar a capacidade de embarque e desembarque dos passageiros.
Abertura em BH
O secretário informou que irá a Brasília apresentar o andamento dos preparativos na Subcomissão de Assuntos para a Copa do Senado Federal, reforçando o pleito da capital mineira para sediar a abertura do evento. “Cumprimos todos os compromissos assumidos com a FIFA. Além disso, Minas é um estado representativo, com localização geográfica privilegiada, tradição no futebol e os melhores centros de treinamento do país”, justificou.
Segundo Barroso, além da necessária infraestrutura hoteleira, BH poderá oferecer as diversas atrações turísticas e culturais da cidade e do estado, como seus parques e serras, cidades históricas, tradições e produtos típicos. “Vamos mostrar que somos a cidade com melhores condições para realizar a abertura”.
“ O evento será uma oportunidade para que a cidade passe por melhorias, mas não temos de pensar só na Copa, e sim no legado que ficará para nossa população”, salientou Heleno.
Superintendência de Comunicação Institucional