ORÇAMENTO E FINANÇAS

Comissão aprova pareceres a 4 projetos de lei e 2 audiências

segunda-feira, 13 Dezembro, 2010 - 22:00

Comissão aprova pareceres a 4 projetos de lei e 2 audiências Na reunião ordinária e extraordinária realizadas em sequência na tarde desta terça-feira, 14 de dezembro, a Comissão de Orçamento e Finanças Públicas aprovou pareceres a quatro projetos de lei e a realização de duas audiências públicas, que ocorrerão ainda este mês. Além do presidente, João Bosco Rodrigues (PT), estavam presentes às reuniões os vereadores Adriano Ventura (PT), Hugo Thomé (PMN) e Paulo Lamac (PT).

Na primeira reunião, a Comissão aprovou parecer do relator Chambarelle (PRB), favorável à aprovação do PL 1167/10, de autoria de Adriano Ventura, que institui o Estatuto do Pedestre no Município. A proposta estabelece direitos e deveres para os pedestres da capital, incluindo os cadeirantes. “A cidade pertence a todos os cidadãos, e o pedestre precisa ser levado em conta na estruturação e nas políticas de mobilidade urbana”, defendeu o autor.

Na reunião extraordinária, que apreciou em 2º turno três projetos de autoria do Executivo, a Comissão aprovou o parecer do relator Adriano Ventura pela aprovação do substitutivo nº 1 ao PL 1111/10, que prevê a alienação de bens imóveis públicos para implantação do programa de habitação popular e restringe a utilização dos recursos obtidos ao âmbito do Programa Minha Casa, Minha Vida. “A medida ampliará de 70 para 200 milhões de reais o aporte de recursos do Município para o programa”, comentou o relator.

Também foi aprovado o parecer favorável, do mesmo relator, às emendas 2 e 3 ao PL 1268/10, que estabelece regras para o parcelamento de créditos tributários, fiscais e de preços públicos e cria o Conselho Administrativo de Recursos Tributários do Município (CART), que, de acordo com Adriano, proporcionarão economia ao Governo Municipal.

Assista o vídeo da reunião

Estudantes

Na mesma reunião, foi aprovado o parecer pela aprovação das emendas 1 a 8 e o substitutivo nº 9 ao Projeto de Lei 1173/10, que estabelece o Auxílio Transporte Escolar para estudantes da Capital. As emendas estendem o auxílio para beneficiários de programas sociais do Estado e da União e para alunos do ensino fundamental e superior, reduzem de 100 para 50% a subvenção do valor da tarifa e condicionam o direito à apresentação de carteira autenticada pelo estabelecimento de ensino e emitida pela UNE, UBES e AMES.

O substitutivo passa as “duas viagens por dia” da redação original, para “o correspondente ao percurso-residência-escola” e reduz a distância prevista de 2.000 para 1.000 metros. Um grupo de estudantes, que ocupou o plenário Camil Caram para acompanhar a apreciação do projeto, aplaudiu a aprovação do parecer.

Audiências públicas

A Comissão aprovou a realização de audiência pública solicitada por entidades integrantes do Movimento de Luta pela Reforma Urbana de Belo Horizonte, com a finalidade de discutir o projeto de reforma administrativa do Município, em especial a extinção da Secretaria Municipal Adjunta de Habitação, que será reincorporada à Companhia Urbanizadora de Belo Horizonte (Urbel).

A audiência será no dia 21 de dezembro, durante a 37ª reunião ordinária da Comissão de Orçamento. A Comissão de Administração Pública será chamada para participar conjuntamente, e também serão convidados o secretário de Governo, o presidente da Urbel, membros do Conselho Municipal de Habitação e das entidades requerentes.

Já no dia 28 de dezembro a Comissão promove, a pedido do vereador Hugo Thomé, uma audiência pública para continuar a discutir a prestação de contas das escolas de samba e blocos caricatos participantes do Carnaval 2010, entre outros assuntos, com a presença de representantes das entidades e da Belotur.

A Comissão também deliberou pelo adiamento do Seminário sobre Previdência Municipal, previsto para o dia 20 de dezembro. O evento deverá ser realizado no ano que vem, em data a ser definida.

Responsável pela Informação: Superindência de Comunicação Institucional.