EDUCAÇÃO PARA CIDADANIA

Vereadores mirins iniciam sessões na Câmara

Alunos iniciam sessões do Câmara MirimAlunos e professores de escolas municipais participaram da 1ª sessão do projeto Câmara Mirim, realizada no dia 20 de abril, no plenário Paulo Portugal da Câmara Municipal de Belo Horizonte. O encontro é a primeira oportunidade para os vereadores mirins se conhecerem, discutirem suas ideias para a cidade e aprenderem um pouco sobre o Legislativo. Este ano, 41 vereadores mirins de dez escolas da capital participam do projeto, que dura até novembro.

“O objetivo do Câmara Mirim é fazer com que os alunos entendam o processo democrático, simulando – embora não exatamente – o que fazem os vereadores”, explica Sulavan Fornazier, coordenador de projetos da Escola do Legislativo.

Nos três primeiros meses de atividades, os participantes – que têm entre 12 e 14 anos – discutirão temas relevantes para a cidade e participarão de palestras e simulações de audiências públicas. Em setembro, irão apresentar propostas específicas sobre três temas-chaves, que serão escolhidos pela Escola do Legislativo.

No mês seguinte, os vereadores mirins passam à votação das propostas, que ao final da legislatura, em novembro, serão encaminhadas à Comissão de Participação Popular, que pode incorporá-las à produção legislativa da Casa.

Marlesson Vinícius Gomes, vereador mirim pela Escola Municipal Padre Francisco Carvalho Moreira, defende que o mais importante para a cidade é a Educação. “Uma população com mais educação pode cuidar melhor da cidade”, acredita. Marlersson também quer mais atenção do poder público à segurança nas escolas: “Não acho que a segurança que temos hoje é suficiente. Nossos guardas municipais podiam ter uma especialização para lidar com pessoas da nossa idade”, argumenta.

A próxima sessão da Câmara Mirim será no dia 18 de maio, quando os participantes terão palestra sobre os principais temas discutidos na primeira reunião.