POLÍTICA URBANA

Tombamentos de imóveis em BH serão discutidos em audiência

Tombamentos de imóveis em BH serão discutidos em audiênciaA questão dos tombamentos na capital será discutida em audiência pública pela Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana nesta quinta-feira (31), às 13h, no Plenário Helvécio Arantes. A iniciativa é do vereador Leonardo Mattos (PV), que recebeu diversas reclamações em seu gabinete sobre os procedimentos adotados para tombar um imóvel em Belo Horizonte.

De acordo com o vereador, o problema está na falta de condições de defesa para o proprietário que queira contestar o tombamento do imóvel. Quando o Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico da Prefeitura notifica que a propriedade será tombada, o dono tem poucos dias para recorrer e tem de fazê-lo justamente no próprio órgão que autorizou o tombamento.

Leonardo Mattos também quer discutir a legislação municipal em relação aos patrimônios de Belo Horizonte e verificar quais foram os últimos tombamentos realizados na cidade.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal do Governo, Josué Costa Valadão; a presidente do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico da Prefeitura, Thaís Velloso Couto Pimentel; a diretora do Patrimônio Histórico da Prefeitura, Michelle Abreu Arroio; e o engenheiro Maurício Becker de Faria Filho.

História

Ao longo de seus 113 anos, Belo Horizonte colecionou inúmeras casas, edifícios e espaços com estilos arquitetônicos que vão desde a influência neoclássica europeia até o modernismo de Niemeyer, principalmente na Pampulha.

Para preservar esta variedade, a capital mineira possui cerca de 700 imóveis tombados, como o atual edifício do Posto de Serviço Integrado Urbano (PSIU), o Automóvel Clube, o Palácio da Liberdade, a Igreja São Francisco de Assis, a Casa do Baile, o Parque Municipal, o Museu Mineiro, entre tantos outros.

Superintendência de Comunicação Institucional.