Setor de informática é tema de discussão na Câmara
Comissão Especial de Estudos da Câmara Municipal marcará reunião com a secretária Municipal de Educação para debater a frágil posição da cidade em relação ao setor de TecnoIogia da Informação (TI). A comissão também deve encaminhar propostas ao secretário Municipal de Desenvolvimento e criar um fórum de assessores de empresas de TI para discutir soluções.
Durante a reunião da Comissão Especial, realizada nessa sexta-feira (13), foram levantadas necessidades do setor de tecnologia, como a criação de um centro empresarial e a instituição de benefícios que possam atrair empresas. Representantes de empresas pediram um respaldo do Município e sugeriram parceria com a Secretaria Municipal de Educação para formar professores e oferecer aos alunos a oportunidade de fazerem cursos na área de TI.
O vereador Tarcísio Caixeta (PT), presidente da comissão, ressaltou a importância da tecnologia da informação para Belo Horizonte. “O futuro passa pela TI. Precisamos discutir com as empresas do segmento para ultrapassarmos as barreiras do setor em BH.” Segundo o parlamentar, será feito um levantamento nacional a respeito de legislações existentes sobre TI e uma formulação das propostas já discutidas até agora para encaminhamento ao secretário de Desenvolvimento.
Assista ao vídeo da reunião
Varias entidades do setor de tecnologia estiveram presente na reunião como o SEBRAE, a Associação das Empresas Brasileiras de Tecnologia da Informação (ASSEPOR-MG), Sociedade Mineira de Software (FUMSOFT), Sindicato das Empresas de Informática (SINDINFOR) e a BIZMART – Consultorias em TI.
Para o presidente da ASSEPOR-MG, Ian Campos Martins, o BHTEC é uma maneira de ajudar o setor, mas não pode ser a única. “Nossa proposta é criar um espaço para troca de conhecimento, um pólo de tecnologia da informação que concentre empresas do setor.
Também compuseram a mesa os vereadores Elaine Matozinhos (PTB) e Carlúcio Gonçalves (PR).
Superintendência de Comunicação Institucional