Notícias

Projeto estadual a ser implantado em BH é apresentado em primeira mão na CMBH

Projeto estadual a ser implantado em BH é apresentado em primeira mão na CMBHO secretário estadual de Ciência, Tecnologia e Ensino Superior esteve na Câmara Municipal nesta quarta-feira (3/8) para apresentar aos vereadores da capital, em primeira mão, a concepção do projeto da chamada Cidade da Ciência e do Conhecimento, um condomínio de instituições que atuam nas áreas de ensino, pesquisa, produção e difusão de conhecimento, a ser implementada na Região Leste de BH.

De acordo com o secretário Nárcio Rodrigues, além de fomentar a expansão e a modernização do ensino superior no Estado e a interação entre entidades ligadas à produção e aplicação de conhecimento científico e tecnológico, a proposta pretende criar um espaço de cultura, arte, lazer e sustentabilidade a serviço de toda a população, com uma concepção urbanística e ambiental diferenciada.

Segundo Rodrigues, o planejamento estratégico deverá estar fechado ainda na primeira semana de agosto; a concepção urbanística do projeto será desenvolvida pela equipe do arquiteto e urbanista Jaime Lerner, ex-prefeito de Curitiba (PR), e o empreendimento deverá ser entregue à cidade antes da Copa de 2014.

Além das oito instituições já localizadas na área (Biominas; CETEC; Plug Minas; Serpro; Epamig; Instituto Agronômico; Museu de História Natural e Jardim Botânico da UFMG e Escola Estadual Técnico-Industrial Professor Fontes), serão instaladas no local a Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (FAPEMIG) e o campus da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), principal “âncora” do projeto, que deverá concentrar todos os seus setores e unidades no local.

Participação legítima da CMBH

Nárcio Rodrigues informou que, apesar de ter sido convidado no mês de junho para apresentar a proposta na Assembleia Legislativa, fez questão de vir primeiro ao Legislativo Municipal. “A proposta é mais afeta ao município de Belo Horizonte, e a apresentação em primeira mão aos vereadores é um ato de respeito e reconhecimento à legitimidade desta Casa como interlocutora de um projeto desse porte junto à população”, afirmou.

Alguns dos vereadores presentes elogiaram a iniciativa e também levantaram questões. Carlúcio Gonçalves (PR) e Márcio Almeida(PRP) manifestaram preocupação com os impactos sobre o trânsito e as áreas verdes da região, enquanto Sílvia Helena (PPS) solicitou que sejam consideradas as demandas e necessidades da população de terceira idade. Arnaldo Godoy (PT) e Tarcísio Caixeta (PT) sugeriram a articulação com iniciativas municipais e federais, destacando a importância dos investimentos conjuntos no setor.

O secretário ressaltou que cada detalhe do projeto será apresentado e discutido em audiências públicas com os vereadores e a população, para acolher críticas e sugestões antes de sua formatação final.

O presidente da CMBH, Léo Burguês de Castro (PSDB), agradeceu a deferência e parabenizou a secretaria pela grandiosidade e importância da proposta, que deverá gerar renda e emprego para a cidade, e afirmou que “os vereadores estarão acompanhando com interesse e entusiasmo, fiscalizando e oferecendo contribuições durante o desenvolvimento e implementação do projeto”.

Também estiveram presentes os vereadores Henrique Braga (PSDB), Pablito (PTC), Edinho Ribeiro (PTdoB), Ronaldo Gontijo (PPS), Leonardo Mattos (PV), Bruno Miranda (PDT), Iran Barbosa (PMDB), Toninho Pinheiro da Vila Pinho (PTdoB), João Oscar (PRP), Elias Murad (PSDB), Cabo Júlio (PMDB) e João Bosco Rodrigues (PT), além de assessores e diretores da Casa.

Superintendência de Comunicação Institucional