Oficina de Redação orienta estudantes na elaboração de propostas
Estudantes de ensino médio participaram, na Câmara Municipal, nesta terça-feira (4), de oficina de redação de propostas legislativas. Em mais uma etapa do Parlamento Jovem deste ano, os alunos iniciaram redações sobre o tema desta edição do projeto: “Drogas: como prevenir?”.
Estudantes de ensino médio participaram, na Câmara Municipal, nesta terça-feira (4), de oficina de redação de propostas legislativas. Em mais uma etapa do Parlamento Jovem deste ano, os alunos iniciaram redações sobre o tema desta edição do projeto: “Drogas: como prevenir?”.
Sob a supervisão da redatora da CMBH Sandra Maria Nascimento Campos e a orientação de alunos do curso de Ciências Sociais da PUC Minas, na Oficina de Redação, os participantes assistiram a vídeos sobre o tema e, em grupos, redigiram projetos de lei. Cada grupo elaborou cinco propostas sobre um dos subtemas: “O papel da família”, “O papel da escola” e “O papel da sociedade”.
A estudante do Colégio Magnum Lorena Latini, que participou da atividade, contou que seu grupo “propôs a redução de propagandas de cerveja, a destinação dos impostos de cigarro e bebidas alcoólicas para a saúde pública, a inclusão de imagens marcantes nas embalagens de cerveja, assim como já ocorre nos maços de cigarro, e a ampliação da rede de ajuda aos usuários, considerando que hoje só há cinco redes em BH”.
Redação adequada
“O objetivo desta atividade é ensinar aos meninos como redigir uma proposição de forma adequada, dentro dos preceitos da redação legislativa”, informou Sandra Campos, que ressaltou a importância de uma redação clara, objetiva, concisa, formal e impessoal para que as propostas sejam corretamente compreendidas ao serem apresentadas nas plenárias do projeto.
De acordo com o estudante do curso de Ciências Sociais da PUC Minas Roney Marques, os três monitores responsáveis por cada escola participaram de treinamentos na faculdade e na CMBH. “Recebemos informações sobre política e funcionamento do processo legislativo, e também sobre o tema que será discutido, para podermos ajudar na coordenação dos trabalhos”, relatou.
Após o encontro de hoje, serão realizados debates nas escolas e na Câmara Municipal e, caso sejam consideradas viáveis, após seleção e apreciação pelos próprios participantes, as propostas serão encaminhadas à Plenária Municipal, em agosto, e à Plenária Estadual do Parlamento Jovem, que reunirá participantes de diversos municípios na Assembleia Legislativa para apresentação dos projetos selecionados.
O projeto
Neste ano, participam alunos de duas escolas públicas (Escola Municipal Luiz Gatti e Escola Estadual Bernardo Monteiro) e duas particulares (Colégio Magnum Agostiniano Cidade Nova e Colégio Franciscano Sagrada Família). O projeto prevê que as propostas elaboradas pelos estudantes possam vir a tramitar no Legislativo Municipal ou na Assembleia Legislativa.
Superintendência de Comunicação Institucional