Iniciativas da Câmara Municipal contribuem para reduzir índice na capital
Segundo Pesquisa de Emprego e Desemprego do Dieese, o índice de desemprego em Belo Horizonte é cerca de 3 pontos percentuais menor que o índice nacional, que foi de 11% em junho. A taxa belo-horizontina é a menor entre as sete regiões metropolitanas analisadas pelo órgão. A Câmara Municipal tem dado sua contribuição para reduzir a taxa de desemprego na capital, com serviços como o Sistema Nacional de Emprego (SINE) e apresentação de projetos de lei.
Projetos de lei
Alguns projetos em tramitação no Legislativo Municipal também tratam do tema, como o PL 696/2009, do vereador Adriano Ventura (PT), que autoriza o Poder Executivo a criar o Programa BH Emprega. Com vistas a disponibilizar ofertas de trabalho e emprego pelas organizações, empresas e pessoas físicas, além de cadastros com registros dos trabalhadores com seus respectivos curriculum vitae no sistema de informação do município, no portal da PBH, a proposta objetiva proporcionar emprego e renda à população. Confira, abaixo, os demais projetos de lei que em tramitação:
- PL 1218/2010, do vereador Pablo César – Pablito: Institui, no calendário oficial do município, a Semana de Apoio ao Emprego e Geração de Trabalho e Renda;
- PL 1154/2010, do ex-vereador Luís Tibé: Dispõe sobre autorização para o Poder Executivo Municipal estimular as Pessoas Jurídicas estabelecidas no município de Belo Horizonte para contratação de indivíduos com idade igual ou superior a quarenta anos.
Contratações X Demissões
Quem mais contratou na capital mineira até junho deste ano, foi o setor de serviços, com 20 mil postos de trabalho, e quem mais demitiu foi o comércio, que extinguiu 19 mil, de acordo com levantamento realizado pelo Dieese, Fundação João Pinheiro, Secretaria de Estado de Trabalho e Emprego e Fundação Seade.