Notícias

Frente dos Vereadores Metropolitanos e TV Câmara debatem o tema

Frente dos Vereadores Metropolitanos e TV Câmara debatem o temaCongestionamentos, transporte público ineficiente e falta de acessibilidade são alguns dos desafios relacionados à mobilidade urbana. O problema se agrava quando se trata de uma região metropolitana como a de BH, com 34 municípios e 5 milhões de habitantes.
Frente dos Vereadores Metropolitanos e TV Câmara debatem o temaCongestionamentos, transporte público ineficiente e falta de acessibilidade são alguns dos desafios relacionados à mobilidade urbana. O problema se agrava quando se trata de uma região metropolitana como a de BH, com 34 municípios e 5 milhões de habitantes. As soluções para melhorar o deslocamento nas cidades serão tema de reunião da Frente dos Vereadores Metropolitanos, no dia 1º de junho. O programa "Câmara em Debate" da próxima semana também abordará o assunto.

Na reunião da Frente dos Vereadores Metropolitanos (FREVEM), o secretário estadual de Transportes e Obras Públicas, Carlos do Carmo Andrade Melles, vai dar esclarecimentos sobre uma série de demandas apresentadas pelos municípios da RMBH em relação à mobilidade urbana. O encontro será no dia 1º de junho (quarta-feira) no Plenário Amynthas de Barros.
Antecipando as discussões, o “Câmara em Debate”, produzido pela TV Câmara, convidou os vereadores Silvinho Rezende (PT), da capital, Marcelo Machado, de Florestal, e Adriana Lara, de Vespasiano, além do consultor de engenharia de tráfego Frederico Rodrigues.
No programa, a vereadora Adriana Lara falou que as alternativas para o problema dependem de uma articulação conjunta entre as cidades da RMBH. Ela comentou sobre o Plano Diretor de Desenvolvimento Integrado (PDDI), que está sendo construído pelo governo do Estado junto com os municípios. “Estamos vivendo um momento ímpar em que se passa a pensar de forma metropolitana”, comentou.
Para Silvinho Rezende, é preciso “criar novas centralidades” para que os fluxos de deslocamento se modifiquem, desafogando o trânsito de regiões saturadas. O parlamentar também destacou a necessidade de investimento no metrô e conclamou os vereadores da RMBH a se unirem para pressionar o governo federal. Ele falou ainda dos avanços dos BRTs (Transporte Rápido por Ônibus) que serão implantados na capital e da possibilidade de explorar linhas férreas já existentes para o transporte de passageiros.
As dificuldades que as pessoas com deficiência enfrentam no transporte coletivo e nas ruas dos centros urbanos foram apontadas pelo vereador Marcelo Machado, que é cadeirante. “Muitos ônibus não têm elevadores ou as máquinas não funcionam. Sem contar as calçadas e prédios públicos sem acessibilidade”, criticou.
O consultor de engenharia de tráfego Frederico Rodrigues apresentou números que apontam que a demanda pelo transporte coletivo está em queda, enquanto aumenta a procura pelo transporte individual motorizado – fato que eleva a quantidade de veículos em circulação, gerando mais trânsito. Segundo ele, o transporte coletivo deixa a desejar em termos de segurança, conforto e rapidez.
O “Câmara em Debate” inédito sobre mobilidade urbana vai ao ar nesta terça-feira (24), às 18h15, no canal 11 da Net e da Oi TV. O programa também é exibido na quinta-feira, no mesmo horário, e quarta e sexta-feira, às 6h30. A edição completa também pode ser assistida na internet, na Web TV Câmara.

Superintendência de Comunicação Institucional