Comissão discute possíveis erros em viaduto
Para discutir possíveis irregularidades na construção no novo viaduto da Lagoinha, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário reuniu vereadores e representantes de órgãos públicos ligados ao trânsito em audiência pública realizada nesta terça-feira (17).
Para discutir possíveis irregularidades na construção no novo viaduto da Lagoinha, a Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário reuniu vereadores e representantes de órgãos públicos ligados ao trânsito em audiência pública realizada nesta terça-feira (17).
Segundo o vereador Sérgio Fernando (PHS) a reunião foi solicitada para esclarecer a comunidade acerca das intervenções realizadas na avenida Antônio Carlos. “Faltou uma maior divulgação por parte dos órgãos competentes, de forma a não deixar dúvidas sobre as características da obra”, comentou o vereador.
A superintendente de Transportes da Sudecap, Maria Luísa Moncorvo, esclareceu que o novo viaduto da Lagoinha, foi concluído corretamente e que as denúncias de irregularidade não procedem. “O projeto foi contemplado para absorver o tráfego de dois veículos simultâneos”, esclareceu.
Ainda segundo a superintendente, a obra faz parte de uma série de intervenções que serão realizadas em Belo Horizonte com o objetivo de desafogar o trânsito na região Central, dando prioridade para o transporte coletivo.
De acordo com a gerente de Implantação de Corredores e Estações da BHTRANS, Celina Perdigão, representando a diretoria da BHTRANS e a Secretaria de Governo, serão construídos mais viadutos exclusivos para os coletivos. “A intenção é priorizar o tráfego de ônibus nas avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado e Pedro II, além de permitir que não seja necessário cruzar o Centro para transitar entre as vias”, explicou.
O vereador Preto (DEM) concorda com a iniciativa da Prefeitura de facilitar o trânsito no Centro de Belo Horizonte, porém se mostra preocupado com a restrição à circulação de veículos particulares. “Quem precisa transitar na região não encontra mais estacionamentos. Caso haja essa restrição, com prioridade para o transporte coletivo, a situação ficará pior”, disse.
Sobre o questionamento do vereador, Celina Perdigão esclareceu que as obras realizadas pela Prefeitura são feitas com base em planejamento estratégico, que leva em consideração o aumento da população e de veículos em circulação. “Realizamos estudos que contemplam um horizonte de crescimento de 30 anos”, finalizou.
Também estiveram presentes os vereadores Silvinho Rezende (PT), Gêra Ornelas (PSB) e Carlúcio Gonçalves (PR); e o gerente de Administração Regional Noroeste, Ajalmar José da Silva.
Também foi aprovado o PL 1564/11, de autoria do Executivo, que dispõe sobre desafetação e autorização de permuta de terreno localizado entre a avenida Barão Homem de Melo e rua Maria Macedo, região Oeste da capital.
Outra proposição que recebeu parecer favorável da Comissão foi o PL 1581/11, do vereador Pablito, que altera a Lei 5953/91, especificando que a destinação de recursos do Fundo de Transporte Urbano será estabelecida mediante aprovação do Prefeito. O projeto prioriza a aplicação dos recursos em infraestrutura urbana de suporte aos sistemas de circulação, transporte público e trânsito no município.
A Comissão também aprovou requerimento dos vereadores Hugo Thomé (PMN) e Preto (DEM) para realização de Audiência Pública com a finalidade de discutir as questões relativas aos últimos registros de violência envolvendo as linhas do Transporte Coletivo Urbano Suplementar. A reunião está marcada para o próximo dia 24, no Plenário Helvécio Arantes.
Superintendência de Comunicação Institucional