UPA VENDA NOVA

Ao visitar a unidade, Comissão constata falta de ventilação na área de Pediatria

Em espaço no segundo andar, que atende casos de dengue, considerou-se o atendimento satisfatório

quarta-feira, 15 Maio, 2019 - 14:45
Vereador Fernando Borja e representantes do Conselho Distrital Venda Nova, Comissão Local de Saúde da Upa Venda Nova, trabalhadores da Upa Venda Nova, Posto de Saúde Mantiqueira e Posto de Saúde Jardim Leblon, em visita técnica à UPA Venda Nova

Sidney Lopes

Falta de ventilação, principalmente na ala infantil, falta de banheiros, de material de higiene e de profissionais foram problemas constatados pela Comissão de Saúde e Saneamento, em visita técnica à Upa Venda Nova, nesta quarta-feira (15/5). Ao vistoriar, no segundo andar, espaço que atende casos de dengue, considerou-se o atendimento satisfatório. Todos os pontos observados serão relatados à Comissão na próxima reunião, para que seja encaminhado ofício à Prefeitura cobrando intervenções na unidade.

Ao chegar ao local, usuários reclamaram do tempo de espera para atendimento. Percorrendo a Upa, foram verificados problemas especialmente na área de Pediatria, como falta de ventilação em salas e consultórios.Também apurou-se que falta material de higiene, como papel-toalha, sabonete e lençol, além de macas. Para proteção contra o mosquito da dengue, foram instaladas, externamente, na sala de espera, telas e grades, não sendo possível abrir as janelas das salas internas para ventilação, o que pode favorecer o surgimento de problemas respiratórios e o risco de contágio.

A Comissão observou, ainda, sujeira nos corredores e infiltração nos consultórios. Na sala de observação, verificou-se que existe somente um banheiro no local. Foi informado, também, que às vezes é negada a dieta para acompanhantes e que a mesma é servida apenas a quem está internado. Outro problema apontado foi a ocorrência de agressões a médicos e usuários.

Com 3 consultórios e 1 sala de urgência, a Upa conta com 4 pediatras e duas técnicas de Enfermagem, que atendem a toda a área de Pediatria. Os próprios médicos adquiriram o ar condicionado, buscando a melhoria das condições do ambiente de trabalho.

Centro de Atendimento à Dengue

Foi vistoriado o Centro de Atendimento à Dengue (CAD), aberto há cerca de quinze dias em função da demanda. Em local próximo ao CAD, no segundo andar, percorreu-se também um espaço onde funcionará uma maternidade, com salas equipadas com banheiras de hidromassagem, destinadas à realização de parto natural. Como o espaço encontra-se ocioso, os funcionários cogitaram a possibilidade de funcionamento da Pediatria no local.

Pontos destacados

O vereador Fernando Borja (Avante), que requereu a visita, fez, primeiramente, observações quanto à área de emergência e urgência, manifestando-se preocupado com a ala infantil, onde não há ventilação. “Crianças estão sendo atendidas em lugar insalubre, onde registraram-se 39 graus no momento da visita. A única área ventilada é onde os médicos estão realizando consultas”, constatou. Em contrapartida, elogiou local específico para atendimento de casos de dengue, no segundo andar. “O espaço é muito bom, o trabalho tem dado resultados e as pessoas estão sendo atendidas de forma satisfatória”, avaliou Borja.

Encaminhamentos

Após vistoriar a unidade, o vereador disse que a Upa necessita de intervenções urgentes da Prefeitura. “Antes da realização da visita, encaminhamos requerimento oficial da Câmara Municipal à secretaria municipal de Saúde, mas esta não designou ninguém para acompanhar a Comissão”, afirmou. Segundo Borja, serão relatadas à Comissão todas as denúncias apresentadas e averiguadas na visita, para que sejam tomadas as devidas providências pela PBH”, completou o parlamentar. Na próxima quarta-feira (22/5), conselheiras presentes no encontro participarão da reunião da Comissão.

Acompanharam a visita técnica Ivânia Augusta, do Conselho Distrital Venda Nova, Sheila Gomes de Souza Reis, da Comissão Local de Saúde da Upa Venda Nova, Maria do Socorro Nascimento, representante dos trabalhadores da Upa Venda Nova, Stela Freitas, conselheira do Posto de Saúde Mantiqueira, e Regina Pereira, conselheira do Posto de Saúde Jardim Leblon.