AUDIÊNCIA PÚBLICA

Moradores do Betânia lutam pela manutenção da linha 2033

Possível extinção do itinerário teria sido anunciada pela BH Trans e pelo Setra em função de prejuízos com a queda da demanda

sexta-feira, 27 Abril, 2018 - 14:45

Foto: Karoline Barreto / CMBH

A possível extinção de uma das linhas de ônibus que atende o Bairro Betânia tem gerado protestos de moradores. A mudança, que teria sido anunciada pela BH Trans e pelo Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros (Setra), prejudicaria passageiros que passariam a pegar duas conduções até o Centro, gastando mais tempo e dinheiro. O assunto é tema de audiência pública da Comissão de Desenvolvimento Econômico, Transporte e Sistema Viário, na próxima quarta-feira (2/5), às 19h30. Para facilitar a participação popular, a reunião será realizada na Paróquia São Sebastião, que fica na Rua Úrsula Paulino, 1555. 

Segundo a comunidade, a linha 2033 atende a região há 45 anos e, apesar de fazer trajetos semelhantes aos de outra linha (2034), circula em partes diferentes do Betânia. De acordo com moradores, BH Trans e Setra justificam a mudança anunciada com base na redução do número de passageiros. Estes, contudo, reclamam que os ônibus estão sempre lotados e defendem melhorias nas linhas. Mobilizados pela permanência dos ônibus que circulam na região, os moradores chegaram a fazer um abaixo-assinado e criaram uma página em rede social para reunir apoio. Eles ainda alegam que um novo empreendimento imobiliário no bairro, com 480 apartamentos, vai aumentar a demanda pelo transporte coletivo. 

São esperados para o debate, solicitado pelo vereador Irlan Melo (PR), o presidente do Setra BH, Joel Jorge Guedes Paschoalin, o presidente da BH Trans, Célio Bouzada, o representante do Movimento Tarifa Zero, André Veloso, a Comissão Regional de Transportes e Trânsito (CRTT), as associações locais da Regional Oeste e o administrador da Regional Oeste, Sylvio Malta.

Superintendência de Comunicação Institucional