CIDADE VIRTUAL

Que tal um passeio de bonde por Belo Horizonte em 1911?

Aplicativo da Câmara convida a percorrer as ruas da capital no início do século XX

quinta-feira, 26 Janeiro, 2017 - 16:30

Foto: Pró-Memória/CMBH

Uma viagem ao túnel do tempo, visitando, de bonde, monumentos, praças e construções arquitetônicas, em uma cidade tranquila e arborizada. O software “Passeio Virtual Belo Horizonte 1911”, desenvolvido em plataforma 3D, permite ao internauta escolher seu próprio itinerário para percorrer as ruas da capital. Lançado em 2014, o aplicativo está disponível para baixar gratuitamente no Portal da CMBH.

O passeio começa pela Estação Central, na Praça da Estação, de onde pode-se subir a Rua da Bahia até chegar à Praça da Liberdade. No trajeto, cada ponto visitado tem sua história: a Praça da Estação é a entrada da cidade, onde chegavam materiais para a construção da capital e onde surgiram as primeiras indústrias têxteis. A Rua da Bahia, à época, era para onde convergiam os eixos cultural e comercial. No trecho entre a Avenida Afonso Pena e a Rua da Bahia funcionava a Igreja Metodista, hoje Igreja São José. Subindo até a Praça Afonso Arinos, antiga Praça da República, havia a Escola de Direito e a Câmara dos Deputados; subindo a Avenida João Pinheiro até a Praça da Liberdade, observa-se um cenário bem diferente do que é hoje, com árvores recém-plantadas e um vasto horizonte.

O aplicativo recria aquele cenário trazendo algumas curiosidades e informações históricas durante o percurso. Desenvolvido com ferramentas de interatividade, o software oferece ao usuário diversas possibilidades: ir a pé, pegar o bondinho, andar de carruagem, visitar edifícios, passar por diferentes ruas traçando seu próprio caminho.

A ferramenta foi desenvolvida para instalação e navegação em computadores domésticos, usuários do sistema operacional Windows. Em razão do tamanho do aplicativo, ainda não é possível disponibilizá-lo para tablets e celulares.