Comissão vai conferir situação dos cemitérios da Saudade e Consolação
Objetivo é conhecer condições de funcionamento e qualidade dos serviços
Comissão vai conferir situação dos cemitérios da Saudade e Consolação - Foto:Divulgação - Arquivo FMP/Portal PBH
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor vai realizar visita técnica aos cemitérios da Consolação e da Saudade na próxima quinta-feira (14/4), a partir das 9h. O objeto é avaliar a infraestrutura e as condições de conservação das necrópoles, bem como discutir com usuários, trabalhadores e gestores os impactos de uma eventual privatização. Atualmente, tramita na Casa Projeto de Lei que autoriza, mediante licitação, que empresas passem a desempenhar serviços funerários hoje realizados pelo poder público. A atividade é fruto de requerimento conjunto dos vereadores Pedro Patrus (PT) e Adriano Ventura (PT).
As visitas técnicas fazem parte de uma série de iniciativas desenvolvidas nos últimos meses na Câmara de BH para tratar das condições de funcionamento e das perspectivas futuras dos cemitérios públicos da Capital.
Na semana passada, por força do mesmo requerimento, a comissão realizou visita de avaliação os Cemitérios do Bonfim e da Paz, quando foi constatado que, embora haja melhorias em curso, subsistem ainda problemas estruturais, sobretudo nos âmbitos da conservação do espaço e da disponibilidade de mão de obra para a realização de serviços básicos, como limpeza e capina.
No início do mês de março, a Câmara realizou audiência pública na qual foram discutidos os possíveis impactos da cessão à inciativa privada da exploração dos serviços funerários hoje prestados nas necrópoles municipais. Na oportunidade, trabalhadores de cemitérios e funerárias, além de sindicatos do ramo, criticaram a proposta, alegando que ela pode causar desemprego e levar ao aumento de taxas cobradas do cidadão.
A primeira visita vai ocorrer às 9h, no Cemitério da Saudade, que fica na Rua Cametá, nº 585, Bairro Saudade. Já o cemitério da Consolação, que será visitado pelos vereadores a partir das 11h, está localizado no Bairro Jaqueline, região norte da Capital (Av. Aldemiro Fernandes Torres, nº 2000).
Foram convidados para a visita, dentre outros, o secretário municipal de Governo, Vítor Valverde, o presidente da Fundação Municipal de Cultura, Leônidas José de Oliveira, a presidente da Fundação de Parques Municipais, Karine Paiva e representantes do Ministério Público de Minas Gerais.
Superintendência de Comunicação Institucional