VISITA TÉCNICA

Comissão vai à CBTU pedir explicações sobre violência contra foliões

Integrantes do Bloco Tchanzinho Zona Norte teriam sido impedidos de acessar o metrô

quarta-feira, 30 Março, 2016 - 00:00

Com o objetivo de apurar a confusão envolvendo centenas de integrantes do Bloco Tchanzinho Zona Norte, seguranças do metrô de BH e Polícia Militar, na noite da sexta-feira de carnaval, a Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará visita técnica na próxima sexta-feira (1º/4), às 10h, à Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). Os foliões teriam sido impedidos de acessar a estação Primeiro de Maio, mesmo antes do horário de fechamento da unidade de embarque, às 23h.

De acordo com testemunhas, os seguranças fizeram uma barreira humana para impedir a entrada dos foliões. A PM foi acionada para reforçar a interdição e utilizou spray de pimenta em algumas pessoas que tentaram pular as catracas e bombas para dispersar a multidão.

Segundo um dos organizadores do bloco, todo o esquema de trajeto e entrada no metrô foi assegurado anteriormente com a CBTU. Segundo nota divulgada na ocasião pela Companhia, integrantes do bloco tentaram forçar a entrada na estação ao ameaçarem derrubar grades do terminal. Com isso, os foliões tiveram que ser contidos por seguranças e pela PM.

A CBTU destacou que "todas as tratativas para o embarque dos foliões do Tchanzinho foram feitas, antecipadamente, com os responsáveis pelo bloco e eles se comprometeram a chegar à estação, no máximo, até às 21h50, o que não ocorreu", diz o texto.

Solicitada pelo vereador Pedro Patrus (PT), a visita também contará com a presença de representantes do Bloco da Bicicletinha e de movimentos sociais.