AUDIÊNCIA PÚBLICA

Criação de secretaria municipal de segurança em debate

Nova pasta é proposta em PL de Joel Moreira Filho (PTC)

segunda-feira, 28 Setembro, 2015 - 00:00
Projeto de lei quer aumentar participação do município na promoção da segurança pública (Foto: Portal PBH)

Projeto de lei quer aumentar participação do município na promoção da segurança pública (Foto: Portal PBH)

A criação de uma secretaria municipal para atuar de forma complementar e integrada com os demais órgãos pertinentes, com vistas a promover maior segurança à população belo-horizontina, será tema de audiência pública da Comissão de Legislação e Justiça nesta quarta-feira (30/9). A finalidade do debate é avaliar a legalidade e a constitucionalidade da criação da Secretaria Municipal de Segurança Pública, proposta em projeto de lei. Aberta à participação de qualquer cidadão interessado, a reunião será às 13h30, no Plenário Camil Caram.

De acordo com o vereador Joel Moreira Filho (PTC), advogado e integrante da comissão, no Brasil o tema da segurança pública é normalmente entendido pelos gestores como reservado aos estados, que detêm o comando das polícias militar e civil. A estas, respectivamente, cabem o patrulhamento ostensivo do espaço público, atuando na prevenção e no combate ao crime, e a investigação e encaminhamento do inquérito ao sistema judiciário. No entanto, segundo Moreira, é nos espaços e nas ruas da cidade que o cidadão vive e trabalha, expondo-se à violência e perdas materiais, cabendo à administração local garantir sua segurança e integridade. A questão motivou Moreira a apresentar o PL 1701/15, propondo a criação de uma pasta específica em âmbito municipal.

Segundo o parlamentar, a própria Constituição Federal se refere à segurança pública como um dever de todos. Para ilustrar seu posicionamento, Moreira menciona o modelo adotado nas cidades norte-americanas, no qual cada condado (ente que corresponde ao município) mantém sua própria polícia, organizada e gerida localmente, com menores custos e resultados bem mais efetivos. Como exemplos de colaboração dos órgãos municipais, Joel citou aspectos como a iluminação pública, monitoramento por câmeras e a elaboração de planejamentos estratégicos e projetos em âmbito local, de forma integrada às forças de segurança.
 
Convidados
 
Para debater a questão com os vereadores da comissão, além da Prefeitura Municipal, foram convidados todos os órgãos diretamente envolvidos com a questão da segurança, como BHTrans, Defesa Civil, Guarda Municipal de Belo Horizonte, Polícia Militar de Minas Gerais, Polícia Civil e superintendência regional da Polícia Federal. A audiência é aberta à participação de qualquer cidadão interessado ou pode ser acompanhada pela TV Câmara digital, canal 64.5 ou aqui pelo portal da Casa, por meio da opção TV Câmara.
 
Superintendência de Comunicação Institucional