VISITA TÉCNICA

Comissão vai a Betim conhecer ações municipais de combate à violência

Visita foi encaminhada em audiência que debateu papel do município na promoção da segurança pública

sexta-feira, 19 Junho, 2015 - 00:00
Vereadores da capital querem conhecer projeto de prevenção e combate à violência da prefeitura de Betim (Foto: Portal Betim)

Vereadores da capital querem conhecer projeto de prevenção e combate à violência da prefeitura de Betim (Foto: Portal Betim)

Conhecer a estrutura organizacional e administrativa da Secretaria de Segurança Pública de Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, bem como as ações que a prefeitura do município vizinho vem implementando no combate à violência é a finalidade da visita técnica que será realizada pela Comissão de Administração Pública do Legislativo da capital ao órgão na manhã da próxima terça-feira (23/6), a partir das 10h. A atividade foi requerida pelo vereador Heleno (PHS), autor de uma audiência pública que debateu as possibilidades de colaboração da administração municipal para prevenção e combate à criminalidade.

De acordo com o solicitante, a visita ao órgão tem o objetivo de conhecer o projeto diferenciado de segurança pública que vem sendo implementado pelo atual secretário do município vizinho, Luís Flávio Sapori. Sociólogo e ex-secretário adjunto de Defesa Social do Estado, Sapori agregou à Secretaria Municipal de Segurança Pública de Betim as antigas superintendências Antidrogas e de Juventude daquela cidade, que passaram a ser divisões da pasta, além da Superintendência de Defesa Civil, que deixou de responder à Secretaria Municipal de Governo.

A realização da visita técnica foi encaminhada após audiência pública realizada no dia 25 de março, também requerida por Heleno, que discutiu o que a Prefeitura de Belo Horizonte tem feito e ainda pode fazer, em âmbito municipal, para melhorar a segurança da população. Na ocasião, o parlamentar apresentou como alternativa para o enfrentamento do problema a criação de um sistema integrado, com estrutura de gestão própria, voltado especificamente para a prevenção da violência. De acordo com Heleno, a experiência de Betim poderá fornecer subsídios e experiências que contribuirão para o enfrentamento do problema na capital.

A comissão solicitou a disponibilização de assessoria técnica, assessoria de comunicação da Casa e TV Câmara para acompanhar a atividade.

Superintendência de Comunicação Institucional