ORÇAMENTO E FINANÇAS

Em debate, previsão de recursos para carnaval 2015

Comissão aprovou audiência para discutir segurança dos foliões

terça-feira, 2 Dezembro, 2014 - 00:00
Em debate, previsão de recursos e infraestrutura para carnaval 2015. Foto: Mila Milowski/CMBH

Preocupados com o planejamento municipal para o carnaval 2015, os vereadores da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas aprovaram a realização de audiência pública sobre o tema ainda no mês de dezembro. Reunida na tarde desta terça-feira (2/12), a comissão aprovou também o envio de pedido de informações à Prefeitura sobre os valores investidos nos serviços e obras de reforma do Restaurante Popular II. Entre os projetos apreciados, dois preveem políticas públicas em atenção aos animais domésticos.

Prevista para o dia 16/12 (terça-feira), a partir das 13h, a audiência irá receber representantes do Executivo e integrantes dos blocos carnavalescos para debater a previsão de recursos e a infraestrutura que será disponibilizada pelo Município para realizar o evento. “Nos últimos três anos, o carnaval de rua de Belo Horizonte se tornou referência na cidade e passou a integrar o calendário nacional de carnavais”, destacou o vereador Gilson Reis (PCdoB), requerente da audiência. “Teremos mais de 300 blocos em 2015 e há necessidade de o Poder Público garantir a infraestrutura adequada: banheiros móveis, segurança, atendimento de urgência e emergência e controle de tráfego”, concluiu.

Proteção aos animais

Com parecer favorável da comissão, segue tramitando na Casa o PL 1067/14, de autoria do vereador Doutor Sandro (Pros), que prevê a criação do cemitério e do crematório de animais domésticos. Relator do projeto na comissão, o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) afirmou que um dos grandes motivos de preocupação dos donos de animais é a destinação dos corpos depois do óbito. O parlamentar lembrou ainda que muitos eram levados para incineração junto ao lixo hospitalar, mas a coleta desses resíduos deixará de ser feita pela SLU. “O projeto garantiria o serviço e algum conforto aos proprietários após o falecimento de seus animais”, completou. O PL está concluso em 1º turno e aguarda apreciação em plenário.

Também segue tramitação na Casa, com referendo da comissão, o PL 1213/14, de Bispo Fernando Luiz (PSB), prevendo a instalação de um disque-denúncia de maus tratos cometidos contra animais. “O combate a esse tipo de violência é uma questão urgente na cidade. O projeto prevê penalidades aos agressores, uma medida de extrema importância”, destacou o relator Sérgio Fernando Pinho Tavares.

Participaram da reunião os vereadores Gilson Reis (PCdoB), Adriano Ventura (PT), Coronel Piccinini (PSB) e Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV).

Assista aqui à reunião na íntegra.