Vereadores conhecerão trabalho de centro de educação ambiental na Pampulha
Unidade recebe alunos de escolas ligadas à Lagoa e público em geral
![](https://cmbhweb.cmbh.mg.gov.br/sites/default/files/styles/2_colunas_desktop_teste/public/imagens/destaques/oficina_0.jpg?itok=gvyOhz4v×tamp=1399920111)
A Comissão Especial de Estudos Relativos à Limpeza e Desassoreamento da Lagoa da Pampulha realizará visita técnica na próxima terça-feira (13/5), às 7h30, ao CEA (Centro de Educação Ambiental) do Programa de Recuperação e Desenvolvimento Ambiental da Bacia Hidrográfica da Pampulha (Propam) para conhecer os trabalhados desenvolvidos. O CEA fica na Rua Radialista Ubaldo Ferreira, 20, no Bairro Castelo, e recebe alunos de escolas ligadas à Lagoa da Pampulha e público em geral, por meio do Programa Educação para as Águas.
O programa existe desde 2001 e trabalha com atividades como palestras, circuitos de percepção ambiental (visitas guiadas), oficinas psicopedagógicas e o concurso de desenho e redação Prêmio Águas da Pampulha. O CEA também realiza em escolas, entidades e associações exposições itinerantes que, por meio de banners, oferecem informações ambientais, históricas e culturais sobre a bacia da Pampulha.
“O Propam faz uma trabalho muito bonito de educação ambiental e patrulha que ajuda na preservação de toda a bacia. Existem lá várias atividades que estimulam este tipo de aprendizado entre os estudantes das escolas presentes na região da bacia da Pampulha”, elogiou o requerente da audiência, vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV).
Propam
Segundo o site da PBH o Propam, que atualmente envolve as prefeituras de Belo Horizonte e Contagem, foi concebido dentro de um contexto global, visando medidas que contribuam para a solução dos problemas existentes na bacia da Pampulha, inibindo suas causas diretas e indiretas. O programa foi dividido em três sub-programas: subprograma de recuperação da Lagoa, que prevê atuação direta nos problemas para recuperar as condições ambientais e de seu entorno; subprograma saneamento ambiental, que atua na melhoria da infraestrutura urbana, priorizando obras de contenção das erosões e melhoria da qualidade de vida das pessoas; e subprograma de planejamento e gestão ambiental, que completa os demais sub-programas, atuando basicamente nas questões preventivas de manutenção e de controle dos problemas decorrentes da poluição e da ocupação inadequada do solo.
Superintendência de Comunicação Institucional