Comissão debaterá gestão do Viaduto Santa Tereza
Projeto da PBH prevê esportes radicais e recuperação do viaduto
Área ocupada por movimentos sociais é alvo de projeto da PBH - Foto: Leonarod Miranda
A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor realizará audiência pública na próxima quinta-feira (22/5), às 10h, no Plenário Helvécio Arantes, para debater pontos relacionados às obras e à futura gestão do espaço do Viaduto de Santa Tereza.
O requerente da audiência, vereador Pedro Patrus (PT), afirma que foi procurado por movimentos sociais, e o objetivo da audiência é discutir o que vai ser feito com a ocupação do espaço. A área do Viaduto vem sendo utilizada por vários movimentos culturais e sociais em atividades diversas, como o Duelo de MCs, campeonatos de skate, street dance e reuniões de movimentos como a Assembleia Popular Horizontal. Entretanto, a Prefeitura tem planos específicos para o local.
Projeto
Segundo a Prefeitura, a Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap) assinou ordem de serviço em dezembro de 2013 para executar a implantação do Circuito de Esportes Radicais Santa Tereza e Recuperação Estrutural do Viaduto, na Regional Centro Sul. Os investimentos serão de R$ 3,4 milhões e a previsão de término é para o segundo semestre de 2014. O projeto foi dividido em duas partes: na primeira (Avenida Assis Chateaubriand, entre Rua da Bahia e Avenida dos Andradas) será implantada pista de skate street e demolido parte do galpão existente para implantação de palco, escadas e arquibancadas. Também será construído um espaço para oficinas, banheiros e recomposição do piso em paralelepípedo.
A segunda parte (Av. Assis Chateaubriand, entre Avenida dos Andradas e Rua Arão Reis) será composta de implantação de mini circuito de bicicleta, pintura do posto policial, substituição de revestimento da escada, arquibancada e palco do anfiteatro, reforma geral dos banheiros e do depósito e recomposição do piso, além da recuperação das estruturas de concreto do Viaduto.
Foram convidados para a audiência representantes das secretarias municipais de Governo, Adjunta de Planejamento Urbano, e de Esporte e Lazer; Secretaria de Administração Regional Municipal Centro-Sul; Coordenadoria Municipal de Política de Juventude; Coordenadoria de Direitos Humanos; Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap); Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado de Minas Gerais (Iepha); e Fundação Municipal de Cultura.
Superintedência de Comunicação Institucional