AUDIÊNCIA PÚBLICA

Comissão especial debaterá atividade de carroceiros e bem-estar animal

Alternativa seria implantação do cavalo mecânico

quinta-feira, 13 Março, 2014 - 00:00
Comissão especial debaterá atividade de carroceiros e o bem-estar dos cavalos. Foto: Portal PBH

Comissão especial debaterá atividade de carroceiros e o bem-estar dos cavalos. Foto: Portal PBH

A Comissão Especial de Proteção e Defesa dos Animais realizará audiência pública para debater alternativas às carroças de tração animal utilizadas para transporte de carga no espaço urbano. O encontro acontecerá na próxima segunda-feira (17/3), a partir das 19h, no Plenário Helvécio Arantes.

Requerente da audiência, o presidente da comissão, vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), explica que o objetivo é debater o bem-estar dos cavalos que realizam este tipo de trabalho, assim como identificar formas alternativas de atuação para os carroceiros, entendendo que esses trabalhadores dependem das carroças para subsistência.

De acordo com o parlamentar, uma das alternativas propostas pelos defensores dos animais é a implantação do cavalo mecânico, uma espécie de carroça motorizada que dispensaria a utilização dos animais. Os ativistas também sugerem que os carroceiros passem por cursos de qualificação para que tenham a possibilidade, inclusive, de buscar uma nova atividade no mercado de trabalho. Estima-se que existam atualmente 10 mil carroceiros em Belo Horizonte.

“Os trabalhadores utilizam seus próprios cavalos, mas os animais nem sempre recebem os devidos cuidados”, lamenta o vereador, destacando que a audiência deve discutir também a implantação de políticas públicas para conscientização dos profissionais sobre a importância do bem-estar animal.

Foram convidados para a audiência o secretário municipal de Governo, Josué Valadão; o secretário municipal de Meio Ambiente, Délio Malheiros; o secretário municipal de Saúde, Fabiano Geraldo Pimenta Júnior;  o secretário da regional Pampulha, Humberto Pereira; o Conselho Regional de Medicina Veterinária de Belo Horizonte; a coordenação dos cursos de Veterinária e Biologia da UFMG; a Comissão de Direito dos Animais da OAB/MG; o Grupo Especial de Defesa da Fauna do Ministério Público do Estado de Minas Gerais; o Conselho Regional de Biologia de Minas Gerais; a Comissão Interinstitucional de Saúde Humana na Relação com os Animais; a Associação Mineira de Defesa do Ambiente; o Movimento Mineiro pelos Direitos dos Animais, além de ONGs que atuam na defesa e proteção animal.

Superintendência de Comunicação Institucional