SAÚDE E SANEAMENTO

Comissão aprova circulação de ambulâncias em faixas de ônibus

Também foi aprovada reciclagem de resíduos do comércio de vidros

quarta-feira, 12 Junho, 2013 - 00:00

Na reunião realizada hoje (quarta-feira, 12/6) pela Comissão de Saúde e Saneamento, os vereadores aprovaram, em primeiro turno, sete projetos de lei. Entre as propostas aprovadas, o livre acesso e a circulação de ambulâncias em faixas e corredores destinados a ônibus e táxis na capital e a reciclagem de resíduos provenientes do comércio varejista de vidros.

Conforme justifica o autor do PL 276/13, vereador Bim da Ambulância (PTN), o livre acesso de ambulâncias em faixas de ônibus possibilitará maior eficiência em seus serviços, melhor fluidez no trânsito e rapidez nos deslocamentos, privilegiando, sobretudo, a vida.

O projeto destaca que, mesmo sem a caracterização de atendimento em urgências e emergências, as ambulâncias necessitam de rápida circulação no trânsito, pois, além do transporte de pacientes, esses veículos, ao utilizarem os corredores preferenciais de ônibus, poderão retornar rapidamente às suas bases, mantendo-se à disposição para novos atendimentos em curtos espaços de tempo.

Reciclagem

De autoria do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV), o PL 325/13 dispõe sobre a coleta e destinação final adequada dos resíduos provenientes de vidros automotivos descartados ou daqueles oriundos do comércio varejista de vidros em geral. Segundo Tavares, para cada quilo de recipiente de vidro reciclado é obtido um quilograma de uma nova embalagem. Assim, um quilograma de resíduos de embalagens de vidro é capaz de gerar uma economia de 1,2 kg de matérias primas e uma tonelada de embalagens de vidro utilizadas economiza 130 kg de combustível.

Outros PLs aprovados

PL 215/13, do vereador Joel Moreira Filho (PTC): Determina que seja realizada consulta popular em casos de instalação de aterros sanitários e industriais que produzam, manipulem ou armazenem produtos nocivos à saúde e ao meio ambiente;

PL 257/13, do vereador Joel Moreira Filho: Torna obrigatória a veiculação de informação sobre produto alimentício de origem transgênica, por estabelecimento que comercialize esse tipo de produto;

PL 314/13, do vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares: Determina a instalação de lavatórios em estabelecimentos que comercializam produtos hortifrutigranjeitos;

PL 319/13, do vereador Joel Moreira Filho: Autoriza o Poder Executivo Municipal a implantar e executar o Programa Serviço Público Recicla;

PL 333/13, do vereador Professor Ronaldo Gontijo (PPS): Determina que constem nas fontes naturais, públicas ou particulares, localizadas no Município, desde que acessíveis à população, informações quanto ao seu controle sanitário realizado pelo Executivo.

Participaram da reunião os vereadores Dr. Nilton (PSB), Bim da Ambulância (PTN), Wellington Bessa "Sapão" (PSB) e Dr. Sandro (PCdoB).