SAÚDE E SANEAMENTO

PL propõe criação de programa que estimula o esporte nas praças

Comissão dá parecer favorável a dois PLs e aprova audiências

quarta-feira, 28 Novembro, 2012 - 00:00

Na reunião ordinária desta quarta-feira (28/11), a Comissão de Saúde e Saneamento da Câmara Municipal deu parecer favorável aos PLs 2304/12 , que dispõe sobre a aquisição de máquinas trituradoras de pneus e derivados da borracha, e 2035/11, que institui o Programa “A Praça é nossa – esporte”. No encontro, realizado às 14h, no plenário Camil Caram, o presidente da Comissão, Edinho Ribeiro (PTdoB), e os vereadores Reinaldo Preto Sacolão (PMDB) e Marcio Almeida (PRP) aprovaram ainda duas audiências públicas.

Uma das proposições apreciadas foi o PL 2304/12, de autoria do vereador Joel Moreira Filho (PTC), que propõe a aquisição, pelo município, de maquinário específico para trituração de pneus e derivados da borracha. A proposta visa contribuir para a prevenção e combate à dengue, já que, além da redução de criadouros do mosquito, os recursos obtidos com a venda do material triturado, de acordo com o PL, será destinada à Secretaria Municipal da Saúde, que deverá aplicá-la no desenvolvimento e manutenção de programas de combate à doença.

Durante a discussão, Preto Sacolão frisou que “a PBH não conseguiu ter ainda unidades que processem esse tipo de material. As pessoas despejam lixo, inclusive resíduos provenientes da construção civil, em qualquer lugar”. Márcio Almeida salientou que esse projeto de lei "é importante, uma vez que temos vários problemas com o acúmulo de pneus e plásticos em vários pontos da cidade. Um trabalho eficaz e direcionado melhoraria a condição da cidade”.

Já o PL 2035/11, também de Joel Moreira Filho, visa promover a participação de empresas privadas na instalação de unidades da "Academia da Cidade" nas praças públicas, por meio de convênio com o município, para implantação do programa “A Praça é Nossa – Esporte”. Segundo o autor, a parceria beneficiará uma grande parcela da população belo-horizontina que deseja e precisa se exercitar fisicamente e não possui condições financeiras frequentar academias particulares.

Audiências aprovadas

Na reunião, a Comissão aprovou ainda a realização de duas audiências públicas. A primeira, requerida pelo vereador Léo Burguês de Castro (PSDB) com a finalidade de discutir a gestão e o atendimento prestado pelo Centro de Saúde Glória, foi agendada para o próximo dia 12/12, às 13h30, no plenário Helvécio Arantes.

A outra audiência aprovada foi solicitada por Leonardo Mattos (PV) e tem o objetivo de discutir o atendimento médico e odontológico para pessoas com deficiência mental e intelectual nos centros de saúde e de consultas especializadas em Belo Horizonte. O encontro foi marcado para o dia 19/12, no mesmo horário e local.

Assista na íntegra a reunião