O desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, presidente do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) e da Quarta Câmara Cível do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), recebeu da Câmara Municipal de Belo Horizonte o Título de Cidadania Honorária por sua destacada trajetória de vida profissional e pela relevância dos trabalhos que vem prestando à capital mineira. A solenidade, presidida pela vereadora Luzia Ferreira (PPS), presidente da Casa, aconteceu no dia 2 de fevereiro, no Plenário Amynthas de Barros, por iniciativa do vereador Gêra Ornelas (PSB).
Ao ocupar a tribuna para saudar o homenageado, a vereadora Luzia Ferreira salientou o papel da CMBH de identificar e homenagear pessoas que se destacam pela sua relevante atuação em prol do Município, como o desembargador José Tarcízio de Almeida Melo, que possui uma brilhante carreira profissional.
O parlamentar Gêra Ornelas também destacou a carreira profissional do homenageado –como advogado, procurador, consultor jurídico, juiz, desembargador, professor e escritor. “A vida nos tem ensinado que o mérito não vem por acaso. As pessoas podem até receber um dom superior, mas em todos os casos as vitórias para si e para os demais que lhe cercam são frutos de muita persistência, empenho pessoal, planejamento de ações diárias firmes e bem coordenadas, seguidas de pequenas, mas contínuas conquistas, até a obtenção de um objetivo maior”, declarou.
Gêra Ornelas destacou, ainda, o projeto “Voto Forte”, idealizado pelo desembargador com o objetivo de sensibilizar os cidadãos sobre a importância de suas escolhas na hora do voto.
José Tarcízio de Almeida Melo agradeceu a homenagem recebida e salientou a importância da solidariedade e da fé e a necessidade de segurança e de paz. Destacou seu apreço e respeito pela classe política e sua preocupação com a desigualdade social e a necessidade de mais educação, saúde, com base no amor ao próximo, no respeito mútuo e na busca da felicidade geral.
Em seu discurso, o desembargador destacou, ainda, a necessidade de que seja feita uma reconstrução moral e política no país e dedicou o título que recebia a seus familiares, alunos, amigos, profissionais e colaboradores da Justiça Eleitoral.
Durante a cerimônia, o grupo teatral do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-MG) apresentou uma peça alusiva ao projeto “Voto Forte”.
Presenças
Também estiveram presentes à reunião os vereadores Edinho Ribeiro (PTdoB) e Autair Gomes (PSC); a esposa do homenageado, Janine Fanucchi de Almeida Melo, e os filhos, Fernanda Fanucchi de Almeida Melo e João Paulo de Almeida Filho; e as seguintes autoridades: o secretário Municipal de Assuntos Institucionais, Mário Assad Júnior; o presidente do Tribunal de Justiça de Minas Gerais (TJMG), desembargador Sérgio Antônio Resende; o deputado estadual Doutor Viana, a auditora-geral do Estado de Minas Gerais, Maria Celeste Guimarães; o juiz Maurício Soares, representando a Associação dos Magistrados Mineiros (AMAGIS); o vice-presidente eleito do TJMG, desembargador Kildare Carvalho; o ex-presidente do TJMG, desembargador José Fernando Filho; e o defensor público Luís Ernesto Soares.
Informação na Superintendência Comunicação Institucional (3555-1105/1445).