NÚCLEO DE CIDADANIA

Sine conclui curso sobre Competências para o Trabalho

Sine conclui curso sobre Competências para o Trabalho “Competências Básicas para o Trabalho” foi o tema do curso realizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), integrante do Núcleo de Cidadania da Casa.
quinta-feira, 10 Dezembro, 2009 - 22:00
Sine conclui curso sobre Competências para o Trabalho “Competências Básicas para o Trabalho” foi o tema do curso realizado pelo Sistema Nacional de Emprego (Sine) da Câmara Municipal de Belo Horizonte (CMBH), integrante do Núcleo de Cidadania da Casa. O objetivo do curso, realizado entre os dias 9 e 11 de dezembro, foi preparar jovens em busca do primeiro emprego e adultos com dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

O curso ocorreu na Sala de Treinamento da Divisão de Desenvolvimento Psicofuncional, com a participação de 20 alunos. Foram discutidos temas como apresentação pessoal, postura profissional, relações humanas no trabalho, qualidade no atendimento ao cliente, segurança e saúde no trabalho, cidadania, direitos e deveres legais.

O coordenador de cursos do Sine, Mauro Rodrigues, que ministrou as aulas, explicou que o Sine desenvolveu o curso a partir da constatação de que principalmente os jovens não estão preparados para o mercado de trabalho no que diz respeito a competências básicas. “Eles estão sempre retornando ao posto de atendimento porque não conseguem a primeira oportunidade de trabalho. Muitas vezes faltam noções essenciais, como não usar camiseta e boné ou não mascar chicletes durante uma entrevista de emprego. São problemas que podem ser resolvidos com dicas simples, evitando constrangimentos e a negativa do mercado”, disse Mauro.  

A iniciativa é inédita na Câmara, mas já existe nos postos do Sine da Gameleira e do Barro Preto. O coordenador acrescenta que novas turmas serão abertas em 2010 e que o Sine também realiza cursos profissionalizantes em parceria com a Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese). A expectativa é de atrair, até junho do próximo ano, um público de 400 pessoas.

Podem participar da qualificação profissional, pessoas com idade mínima de 16 anos, inscritas nas agências do Sine, empregados ou desempregados. Os cursos são executados com recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) e Governo do Estado, ofertados gratuitamente.

A estudante de 17 anos, Marineide de Almeida, nunca trabalhou e está em busca do primeiro emprego. “O curso dá dicas importantes sobre comportamento e me ajudou, principalmente, a lidar com a minha timidez”, destacou a estudante. “Já trabalhei com meu tio, mas era diferente. Agora preciso estar mais informada, dar atenção a aspectos que antes eu não me preocupava. Para isso procurei o curso, para ter mais segurança”, disse Laís Stephane de Oliveira, estudante de 17 anos, que começou a trabalhar há uma semana no gabinete do vereador Bruno Miranda (PDT).

Aos 73 anos, o motorista Brás Pinto da Silva é o aluno mais experiente da turma. Mesmo aposentado, procurou o curso buscando aperfeiçoamento e atualização para voltar ao mercado de trabalho. “A minha idade ainda não pesa para mim, me sinto disposto para trabalhar. E, mesmo já tendo passado por muitas empresas, ainda não sei de tudo”, contou.    

Núcleo de Cidadania

O Sine é um programa do Ministério do Trabalho e Emprego e possui um banco de empregos no qual os trabalhadores podem se cadastrar para pleitear uma colocação profissional. Também atende pedidos de seguro-desemprego, Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS) e cursos de qualificação profissional.

O posto do Sine na CMBH integra o Núcleo de Cidadania, composto por outros serviços: Juizado de Conciliação, Posto de Identificação, Procon, Internet Popular, Penas Alternativas, Projeto Cidadania e Paz e Refeitório Popular. Na Câmara, o Sine funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

Informações na Superintendência de Comunicação Institucional (3555-1105/1445)