CAPACITAÇÃO

Parceria com Senado oferece oficinas de mídias sociais e de IA em maio

Público-alvo é de vereadores, assessores parlamentares e servidores de câmaras municipais de cidades mineiras

quinta-feira, 18 Abril, 2024 - 01:45

Imagem de Brian Penny por Pixabay

Mídias como Facebook, WhatsApp e Instagram já foram novidades, mas se popularizaram com o passar do tempo, assim como está acontecendo com a utilização da Inteligência Artificial (IA). O Senado Federal, em parceria com a Câmara de BH, por meio da Escola do Legislativo, oferece, de 14 a 16 de maio, no Plenário Paulo Portugal, as oficinas “Mídias Sociais” e “Inteligência Artificial na Comunicação Digital”. O objetivo é capacitar vereadores, assessores parlamentares e servidores de câmaras municipais de cidades mineiras. As oficinas serão ministradas pelo jornalista Tadeu Sposito, coordenador de Mídias Sociais e responsável pelos perfis oficiais do Senado Federal. 

O gerente da Escleg, Roberto Almeida, explica que as oficinas têm o objetivo de estimular uma reflexão sobre o uso das novas tecnologias e as potencialidades que elas trazem para a comunicação, uma vez que elas ocupam espaço cada vez mais central nesses processos na atualidade. “As atividades irão fornecer ideias e subsídios para que o servidor qualifique a produção de conteúdo nessa área”, afirma.
 
Mídias sociais 
 
Contribuir para que as casas legislativas utilizem as ferramentas das mídias digitais de maneira planejada e as estratégias de comunicação para se relacionar com os seus diversos públicos é o objetivo do curso Mídias Sociais, oferecido nos dias 14 (das 9h às 12h e das 14h às 18h), e 15 de maio (das 9h, às 12h). O público-alvo interessado pode se inscrever através desse link
 
O conteúdo previsto inclui tópicos como princípios da comunicação, compreensão de como as pessoas se comportam em contextos sociais, e ideias e estratégias para gerar bons resultados em mídias como WhatsApp, Instagram, Twitter, Facebook, YouTube. Itens como comunicação multidirecional, interação e resposta ao público nas mídias sociais, e planejamento e estratégia de comunicação também estão previstos. 
 
 Inteligência Artificial na Comunicação Digital
 
Apresentar o cenário da comunicação digital e os impactos das ferramentas que usam Inteligência Artificial nos processos e produtos da área e explorar plataformas e serviços existentes no mercado para produção e seus possíveis usos no ambiente institucional do Legislativo e na divulgação de mandatos parlamentares são os objetivos do curso Inteligência Artificial na Comunicação Digital, ministrado nos dias 15 (das 14h às 18h) e 16 de maio (das 9h às 12h e das 14h às 18h). As inscrições podem ser feitas por meio desse link
 
Fazem parte do conteúdo previsto temas como a comunicação digital em tempos de IA, o impacto dessa tecnologia no trabalho cotidiano na área de comunicação e marketing, e como o Senado tem usado ferramentas de inteligência artificial na produção de conteúdo para mídias sociais. Também está incluída a apresentação de plataformas para sugestões, inspirações, redação e revisão de textos, proposição de roteiros (como ChatGPT), ferramentas para geração de imagens e vídeos e apresentações de slides, além de prática de geração de imagens com IA e publicação da ideia ao post usando IA. 
 
Interlegis

O Programa Interlegis é operacionalizado pelo ILB, escola de governo do Senado Federal.  Em novembro do ano passado, a parceria com a Escola do Legislativo da CMBH promoveu um encontro que incluiu palestras sobre os temas “Orçamento Público como ferramenta de controle social" e “Função Educativa do Poder Legislativo”. Criado em 1997, o Interlegis tem o objetivo de modernizar e integrar as casas legislativas, e para isso disponibiliza ferramentas tecnológicas e oficinas de capacitação, remotas e presenciais.

Mais informações através do telefone 3555-1365 ou e-mail seccap@cmbh.mg.gov.br
 
 Superintendência de Comunicação Institucional