ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Prédio do Imaco no Parque Municipal é tema de debate na CMBH

{mosimage}A destinação do antigo prédio do Colégio Imaco, localizado no Parque Municipal Américo Renê Giannetti, será tema de discussão da Comissão de Administração Pública. A audiência pública, requerida pelo vereador Leonardo Mattos (PV) e marcada para a próxima segunda (16), será realizada no Plenário Helvécio Arantes, às 13 horas.

Segundo Mattos, não houve nenhum tipo de debate com a população acerca do futuro do edifício, que será demolido para a construção de um espaço multiuso, orçado em R$ 12 milhões. O novo prédio terá um palco para shows e apresentações teatrais com área coberta para 2,5 mil pessoas, auditório para oficinas e palestras de educação ambiental, sala de memória do parque, café e biblioteca.

Foram convidados para o debate os secretários municipais de Governo, Assuntos Institucionais e Meio Ambiente e o presidente da Fundação de Parques Municipais, além do presidente e da diretora do Conselho Deliberativo do Patrimônio Histórico da Prefeitura de Belo Horizonte.

Protestos ecológicos

Construído em 1954, o Instituto Municipal de Administração e Ciências Contábeis (Imaco) tinha o objetivo de oferecer cursos técnicos. Foi alvo de protestos ecológicos na época, por estar localizado dentro dos limites do Parque Municipal. Durante décadas, o colégio foi destaque na capital por seu corpo docente capacitado e diferenciado.

Desativada em 2010, a instituição foi transferida para a Rua Gonçalves Dias, 1188, no bairro de Lourdes, região Centro-sul da cidade. Hoje, a escola oferece ensino fundamental a 792 alunos entre 6 e 14 anos, atendidos em três turnos, além de turmas de Educação de Jovens e Adultos (EJA).