Notícias
Direitos dos idosos ganham mais um instrumento de defesa na Câmara
Com o plenário principal do Legislativo de BH lotado por homens e mulheres da terceira idade, foi relançada nesta segunda-feira (9) a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa.
Com o plenário principal do Legislativo de BH lotado por homens e mulheres da terceira idade, foi relançada nesta segunda-feira (9) a Frente Parlamentar dos Direitos da Pessoa Idosa. A iniciativa da vereadora Silvia Helena (PPS), apoiada pelos 41 parlamentares da Câmara Municipal, pretende fortalecer a luta pelo cumprimento das políticas públicas e programas em defesa dos direitos dos maiores de 65 anos na capital mineira.
O evento contou com a presença de autoridades municipais ligadas à causa e de vário grupos de convivência e entidades dedicadas ao atendimento da população da terceira idade. Os participantes tiveram momentos de descontração e emoção, com apresentações de dança, teatro e canto. Todos os números foram interpretados por idosos e trouxeram mensagens de esperança e luta por melhor qualidade de vida.
“Envelhecer com dignidade e alegria é um direito fundamental. Nossa frente parlamentar terá o compromisso de trabalhar pela eliminação de toda forma de violência, pela execução das políticas públicas e pela conscientização da sociedade”, defendeu Silvia Helena, integrante da Comissão de Direitos Humanos de Defesa do Consumidor.
A vereadora, que lançou a mesma Frente em seu mandato anterior, disse que, apesar dos avanços do Estatuto do Idoso e de outras legislações relacionadas, ainda há muito a ser feito para garantir os direitos dos mais velhos. “Os maus tratos aos idosos fazem parte da nossa cultura social, sem falar do abandono em asilos e hospitais. Questões como a distribuição de medicamentos, a gratuidade no transporte intermunicipal e a reserva de vagas em estacionamentos precisam ser respeitadas”, comentou.
O apoio de todos os vereadores da Casa à iniciativa, segundo Ronaldo Gontijo (PPS), vai contribuir para a mobilização dos legisladores em favor de ações e projetos de lei voltados para os maiores de 65 anos. “Frente significa trabalho em conjunto e soma de esforços por uma causa”, explicou Gontijo. Biólogo e fisioterapeuta, o vereador falou sobre o envelhecimento da população mundial, diretamente relacionado aos avanços da medicina.
Participação
Para Heleno Abreu (PHS), o Brasil ainda “engatinha” nas políticas públicas em defesa do idoso. “Os governos ainda não oferecem lazer e espaços de convivência para a terceira idade”, ponderou. O parlamentar convocou os idosos a participarem dos debates na Câmara Municipal e a pressionarem o poder público para a efetivação das políticas.
A coordenadora municipal de Direitos da Pessoa Idosa, Maria Fontana Cardoso, também pediu a participação da população. Ela espera que a Frente ajude na politização dos mais velhos, com a realização de discussões e palestras. “Será uma oportunidade de dar voz aos idosos. Queremos que eles falem sobre suas demandas para que elas se transformem em políticas públicas”, destacou.
Assista ao vídeo da reunião especial
A necessidade de dar mais espaço aos idosos foi reforçada pela presidente do Conselho Municipal do Idoso, Sandra de Mendonça. Ela convidou todos a participaram da 3ª Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, a ser realizada ainda neste ano, com o tema “Envelhecimento digno, responsabilidade de toda a sociedade”.
Também estiveram presentes ao evento o vereador Marcio Almeida (PRP); a psicóloga da Delegacia Especializada em Atendimento ao Idoso e à Pessoa com Deficiência, Maria de Fátima Caixeta; a representante do Centro de Referência da Pessoa Idosa, Márcia Figueiredo; o presidente do Clube da Maturidade, Osvaldo Silva; o presidente do Movimento de Luta Pró-Idoso, Carlos Alberto dos Passos; e o presidente da Federação dos Aposentados, Robson de Souza.
Superintendência de Comunicação Institucional