VISITA TÉCNICA

Parlamentares visitarão barragem de rejeitos de mineração em Rio Acima

Além de fiscalizar a Mina do Engenho, vereadores vão avaliar possíveis impactos da construção de nova represa na Fazenda Velha

segunda-feira, 21 Dezembro, 2015 - 00:00
Tragédia que afetou Mariana gera preocupação entre parlamentares e ambientalistas. Foto: Rogério Alves/TV Senado

Denunciados por ambientalistas e moradores locais, os riscos iminentes de uma barragem de rejeitos de minério abandonada no município de Rio Acima (Região Metropolitana de Belo Horizonte) e a possibilidade de construção de uma nova represa na região têm preocupado os vereadores. Já discutido em audiência pública, o tema volta à pauta da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana, que realizará visita técnica ao local para fiscalizar a situação da Mina do Engenho, barragem pertencente à Mundo Mineração, e discutir a previsão de uma nova barragem na Fazenda Velha, por iniciativa da mineradora Vale. A visita está prevista para a próxima quarta-feira (23/12), a partir das 9h30.

Autor do requerimento para a visita, o vereador Sérgio Fernando Pinho Tavares (PV) explica que o objetivo é discutir com agentes locais os eventuais impactos da construção da nova barragem. A expectativa é realizar uma reunião com o prefeito de Rio Acima, Wanderson Lima, para discutir o assunto e defender a proteção da Fazenda Velha. O parlamentar alerta para os riscos da construção da barragem e a importância de se discutir o tema e buscar esclarecimentos, temendo, inclusive, impactos ainda maiores no abastecimento de água da capital.

Nova barragem

Ativistas e pesquisadores presentes na última audiência explicaram que a Vale tem buscado anular o processo de tombamento já iniciado na região, que preserva o Conjunto Paisagístico, Arqueológico e Natural da Fazenda Velha, a fim de adquirir a área e construir ali a barragem de rejeitos de que necessita para o “Plano de Desenvolvimento do Complexo Vargem Grande”. No entanto, a comunidade alerta para o potencial de risco da construção, que excederia em muito o das barragens que se romperam em Mariana (MG), soterrando o distrito de Bento Rodrigues no último mês de novembro.

Conforme divulgado pelo Projeto Manuelzão (atividade de extensão e pesquisa da UFMG), o projeto da Vale prevê uma barragem de cerca de mil hectares de área (mais de quatro vezes o tamanho das barragens em Mariana), com volume de lama e rejeitos contaminados equivalente ao de 37 vezes da Lagoa da Pampulha e um dique de terra de 180m de altura (equivalente a um prédio de 60 andares), localizada a 1km do Rio das Velhas. Um desastre nessa barragem atingiria a sede da cidade de Rio Acima, com seus nove mil habitantes, e inviabilizaria o abastecimento de água na capital e região metropolitana, uma vez que o sistema de captação de Bela Fama (Rio das Velhas), em Nova Lima, fica a cerca de 13km de Rio Acima e abastece, aproximadamente, dois milhões de pessoas.