ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA

Bicicletários em lojas podem vir a ser obrigatórios

Outro PL prevê substituição dos semáforos convencionais para sinais que funcionem por energia solar

quinta-feira, 26 Novembro, 2015 - 00:00
Comissão de Administração Pública - Foto: Rafa Aguiar

Os centros comerciais de Belo Horizonte com estacionamento para carros podem vir a ser obrigados a disponibilizar vagas gratuitas para bicicletas. Isso é o que propõe o PL 1708/15, que recebeu parecer favorável da Comissão de Administração Pública na última quarta-feira (25/11). Para tornar-se lei, o PL, que é de autoria do vereador Sergio Fernando Pinho Tavares (PV), ainda precisa ser aprovado em dois turnos pelo Plenário da Casa, além de necessitar da sanção do prefeito. Ao todo, a comissão apreciou nove proposições de autoria parlamentar.

Outra proposição que recebeu parecer favorável dos parlamentares foi o PL 1736/15, que pretende a substituição progressiva dos semáforos convencionais para sinais de trânsito que funcionem por energia solar. De acordo com o autor da proposição, vereador Lucio Bocão (PP), ao adotar os semáforos alimentados por energia solar, Belo Horizonte contribuiria para a redução dos custos de produção desses aparelhos ambientalmente corretos, tendo em vista o estímulo à sua fabricação em série; melhoraria o funcionamento dos sinais de trânsito durante os períodos de chuvas fortes; e reduziria os custos ambientais de geração de energia. O projeto segue para análise da Comissão de Orçamento e Finanças Públicas.

Restaurante Popular do Barreiro

A Comissão de Administração Pública também aprovou requerimento do vereador Pedro Patrus (PT), que solicita uma visita técnica ao Restaurante Popular do Barreiro, com a finalidade de apurar denúncias feitas por usuários em relação a problemas na estrutura física do local, que estaria apresentando infiltrações e mau cheiro.

A Comissão de Direitos Humanos e Defesa do Consumidor já realizou uma visita técnica ao Restaurante Popular do Barreiro no dia 9 de outubro, quando recebeu o compromisso da PBH de que em até 45 dias os problemas estariam sanados. De acordo com Pedro Patrus, com a nova visita técnica, agendada para o dia 2/12, às 10h, será possível verificar se as falhas foram corrigidas.

Veja o vídeo completo da reunião.